Guia da Semana

Fotos: GettyImages


Nada de ficar com a bocaseca e sentir sede. Para aliviar o calor do verão, nada melhor do quesucos refrescantes e deliciosos. Com a variedade de frutas existente noBrasil, preparar receitas variadas e com sabores diversificados não énada difícil.

Os sucos, além de ser fontes devitaminas, servem como alternativa para os dias quentes e são ótimospara repor a perda de água a sais minerais que acontecem nessa época doano. Pensando em novas misturas e variações, selecionamos alguns sucosrefrescantes que vão aplacar a sede nesse calor. São sucos tradicionaisou combinações diferentes com frutas já conhecidas como morango, manga,laranja e manga e até com raízes. Ninguém vai resistir a bebidas tãosaborosas!

Pera +Tangerina

Muito apreciada por suaspropriedades nutritivas e por seu delicado sabor, a pera é uma frutaoriginária da Europa. Rica em água e sais minerais, contém vitaminas docomplexo B que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Ofruto também contém vitaminas A e C e fibras, que auxiliam nofuncionamento intestinal e a absorção de nutrientes.



Já a tangerina éconhecida por seu valor diurético, digestivo e ajuda no aumentoda resistência física. Seu valor nutritivo, do suco ou dapolpa, pode variar conforme a espécie, mas é sempre boa fonte devitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Avitamina C que a fruta contém é essencial para o sistema imunológico.As duas frutas juntas dão um suco refrescante e saboroso. Podem serbatidas com água ou água de coco.

Morango + Maracujá

Poucocalórico, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, folato epotássio. Ele possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos decâncer. Esta fruta também possui propriedades tonificantes eemolientes. As primeiras auxiliam a abrir o apetite e a ativar ometabolismo, a segunda possui uma ação suavizante que limpa a pele. Emsuco, o morango junto com o maracujá, outra fruta de baixo teorcalórico, é uma opção mais que indicada para os dias de calor.

Batidos com leite, as duas frutas resultam em umsuco bifásico, não se misturando. O maracujá é fonte de vitaminas A, Ce do complexo V. Além disso, apresenta boa quantidade de minerais epossui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo. Ofruto é muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.

Maçã + Kiwi

A maçã, além dedeliciosa, apresenta propriedades medicinais e produz efeitos benéficossobre o coração. Além de conter pectina, uma fibra solúvel quedificulta a absorção dos gorduras, da glicose e elimina o colesterol, amaçã tem ação diurética, o potássio contido na polpa da fruta elimina osódio e, consequentemente, o excesso de água do corpo. Junto com okiwi, que tem uma boa combinação entre as vitaminas A e E, o que fazdiminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, o suco com asduas frutas rende um bom casamento para a estação.


Laranja +Beterraba

A laranja não ésomente fonte de vitamina C, como é popularmente associada. Em suacomposição há outras vitaminas e minerais como betacaroteno,tiamina, folato e potássio. Contém também quantidades consideráveis decálcio, fósforo e ferro. Junto com a raiz beterraba, que é rica emaçúcar, proteínas e vitamina A, B1, B2, B5 e C, o suco resulta emparceria saborosa e muito nutritiva.

Misturas inusitadas podem resultar em surpresasdeliciosas. Duas receitas de sucos de dar água naboca
Suco de melanciacom gengibre

Ingredientes:
½melancia grande
5 colheres de sopa de gengibrepicado
2 copos de água
Açúcar agosto

Modo depreparo:
Primeiro descasque o gengibre e pique empedaços bem pequenos. Depois retire a polpa da melancia e corte empedaços grandes. Coloque no liquidificador a melancia, água e ogengibre e bata pausadamente. Quando a melancia se desfizer e o sucoestiver homogêneo, para de bater. Coe e leve à geladeira para serservido bem gelado.

Suco de manga comlimão

Ingredientes:
35 g de mangadescascada
200 ml de água
2 colheres de sopa de sucode limão
Açúcar a gosto

Modo depreparo:
Descasque a manga e corte em pequenoscubos, em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificador ebata até obter um líquido homogêneo.


Atualizado em 7 Ago 2012.