Guia da Semana

Foto: Getty Images


Hoje, vim falar um pouco sobre os hashis, aqueles pauzinhos usados para pegar os alimentos da culinária japonesa. Alguns têm mais dificuldade para manusear esse utensílio e recebem um par preso por elásticos para praticar, mas tem muita gente por aí que acha que sabe comer muito bem com os palitinhos e acaba cometendo algumas gafes. Veja a seguir algumas dicas e regras de etiquetas para usar na hora de segurar os hashis.

Nunca espete os hashis nos alimentos, especialmente no arroz. Este pode ser o pior delito de etiqueta gastronômica. Outra manobra proibida é passar a comida diretamente de seu hashi para o hashi de outra pessoa.


Quando você não os estiver usando, a regra pede para que os coloque juntos em frente a você sobre a mesa ou do lado esquerdo de um prato. Nada de ficar gesticulando com eles, nem muito menos apontar para alguém com os palitos - isto pode ser indelicado.


Se for comer sushis, o certo mesmo é comer com as mãos, por isso todos os restaurantes orientais disponibilizam o oshibori, aquela toalhinha úmida que serve para limpar as pontas dos dedos. Mas, se você optar pelo uso dos hashis, pegue cada sushi com os palitos inclinados e vire-os de lado antes de colocar no molho, emergindo apenas o peixe no shoyu. Depois, é só levar o sushi na boca sem mordê-lo, de uma vez só.


Pode parecer difícil no começo, mas toda a culinária oriental foi desenvolvida para ser consumida com esses palitinhos. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo. As colheres, no entanto, podem ser usadas para comer certos pratos japoneses, como o donburi, por exemplo.


Leia as colunas anteriores de Ricardo Yokota:

Os sabores orientais

Vai ao restaurante japonês?

Quem é o colunista:"Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios". (Provérbio japonês)

O que faz: Sushiman chefe do Restaurante Wasabi e Wasabi Temaki Hall.

Pecado gastronômico: Arroz, feijão e bife.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Música brasileira.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 7 Ago 2012.