Guia da Semana

Por Camila Silveira e Angela Miguel

Quem não se lembra daquela comidinha preparada pela avó com todo carinho? Com intuito de despertar a memória gustativa ligada à infância, alguns restaurantes deixaram de lado a sofisticação e se especializaram em uma nova tendência gastronômica: a comfort food. Esse conceito nasceu nos Estados Unidos em um contraponto ao fast food e caiu nas graças dos chefs brasileiros há pouco tempo. Por aqui, eles utilizam aromas e sabores que fazem viajar no tempo.

"A proposta dessa cozinha é o resgate afetivo das lembranças através da comida. Normalmente, os pratos têm apelo nostálgico e dão uma sensação de conforto, pois a infância é a fase mais segura da vida", explica Renata Cruz, chef e proprietária do restaurante Amici, em São Paulo, uma casa voltada para comfort food. Segundo ela, esse tipo de culinária desperta sensações agradáveis e evoca o bem-estar relacionado a bons momentos da vida.

Para que você possa deliciar um tradicional prato da vovó, o Guia da Semana selecionou alguns restaurantes onde é possível sentir o prazer dessa culinária.

Miam Miam
Desde 2006, o Miam Miam se tornou o principal representante da comfort food na cidade. Sob a batuta da chef Roberta Ciasca, a casa sugere pratos com perfumes conhecidos e para todos os gostos. O arroz de porco, os bombons de filé mignon com nhoque na manteiga de rúcula e farofa crocante, e o rosbife de mignon com aspargos, espinafre, alho confit, tomates assados e coulis de parmesão são destaques.

Oui Oui
A segunda casa de Roberta Ciasca também segue a linha comfort food no almoço executivo: cubos de peixe empanados com legumes grelhados e folhas, pernil fatiado com farofa de cenoura, batatinhas ao forno e chutney de abacaxi, e salpicão de frango e folhas verdes.

Fazendola
Instalado em uma simpática casa de Ipanema, o restaurante é fiel à cozinha tradicional e traz diversas receitas caseiras. O clássico da comfort food é a carne assada, que pode ser encontrada todos os dias no bufê, além dos famosos escondidinhos de camarão e carne-seca com abóbora. Há também frango com quiabo e picadinho com purê de batatas.

Market Ipanema
De decoração bacana com muito verde e cores, o Market selecionou sugestões que traduzem o conceito caseiro, como o frango grelhado com sálvia, batatinhas ao forno com alecrim e creme de milho com erva doce. Outro sucesso é bolinho de arroz da mamãe, feito com arroz integral e servido com molho oriental. Para encantar ainda mais, parte das ervas usadas nas receitas é colhida na horta do próprio local.

Carlota
Com o programa Brasil no Prato, no canal Bem Simples, a chef Carla Pernambuco mostra sua paixão pela cozinha caseira nacional. Já no restaurante Carlota, a inspiração advinda da comfort food está presente em pratos como o ravióli de queijo gruyère com picadinho de mignon e cogumelos paris.

Santa Satisfação
O delicado bistrô do Leblon é comandado pela chef Carol Caldas. Ela se inspirou nas receitas que aprendera na fazenda da avó no interior do Rio, como as omeletes de queijo com presunto e de queijo com banana. O penne com pérolas de mozarela de búfala, tomate fresco, azeitonas pretas, manjericão e azeite também é boa pedida.

Atualizado em 7 Ago 2012.