Guia da Semana

Receitas que previnem o câncer: belas, gostosas e saudáveis
Foto: Antepasto Misto, de Mônica Cassas

Uma alimentação rica em gorduras e pobre em fibras pode influenciar o aparecimento do câncer de intestino, o quarto mais freqüente no Brasil. Pensando nisso, a Abrapreci, Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer do Intestino, deu a 10 conhecidos chefs de cozinha a missão de criar pratos que ajudassem a evitar esse tipo de tumor. O resultado são 30 receitas compiladas no livro Alta Gastronomia na Prevenção do Câncer de Intestino.

Bem elaborados e baseados em técnicas dignas da alta gastronomia, os pratos foram feitos a partir de ingredientes adequados listados pela nutricionista Cynthia Maggi. O chef István Wessel, conhecido expert em carnes no Brasil, criou, por exemplo, uma salada de músculo, rúcula e agrião. Já Allan Vila Espejo, chef da rede Don Pepe di Napoli e apresentador do Mestre Cuca, da Rede Mulher, optou por um espaguete fusion, enquanto Fabrice Lenud fez a sugestiva torta de ricota para a sobremesa.

Mara Salles, do restaurante Tordesilhas, Emmanuel Bassoleil, do Skye no Hotel Unique, Helena Rizzo, do contemporâneo Maní, Adriano Kanashiro, do japa Kinu no Grand Hyatt, Luiz Cintra, da sanduícheria St. Louis, Ana Bueno, do Banana da Terra, em Paraty, e Mônica Cassas, da pizzaria Speranza, também estão no livro, com antepasto, lanche de salada de frango com pêssego, geladinho de maracujá e até sashimi de robalo.

A publicação completa está disponível na Abrapreci e, para comprá-la, basta fazer uma doação de, no mínimo, R$ 100,00 à entidade. Para quem quer ter um aperitivo do que é apresentado na obra, divulgamos aqui três receitas que compõem um menu completo contra o câncer de intestino, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

MENU CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO:

ENTRADA
? SALADA DE MÚSCULO, RÚCULA E AGRIÃO, por István Wessel
Rendimento: 10 pessoas

Foto: Salada de Wessel
Ingredientes:
1,2 kg de músculo de boi
2 colheres (sopa) de óleo
½ colher (sopa) de açúcar
1 litro de caldo de carne
½ xícara (chá) de azeite extra-virgem
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de salsinha picada
5 dentes de alho cortados em lâmina
6 a 8 bolinhas de zimbro
2 folhas de louro
1 maço de rúcula
1 maço de agrião
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Sal a gosto (moderado)
Para o molho:
½ xícara (chá) de azeite extra-virgem
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
½ colher (sopa) de mostarda
Sal a gosto (moderado)

Modo de preparo: Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça uma panela untada com óleo. Junte o açúcar. Coloque a carne na panela e frite bem de todos os lados. Junte caldo de carne fervente até cobrir. Corrija o sal e cozinhe em fogo baixo por 1h30 ou até ficar macia. Retire a carne do caldo e deixe esfriar. Corte-a em fatias bem finas e as coloque em uma travessa para marinar no azeite, vinagre, salsinha, alho, zimbro e louro. Deixe curtir por 12 horas.

Para o molho, misture todos os ingredientes. Para servir, disponha de um lado da travessa as fatias de carne e do outro as folhas da rúcula e agrião com o molho.


PRATO PRINCIPAL
? ESPAGUETE FUSION, por Allan Vila Espejo
Rendimento: 2 pessoas

Foto: Espaguete de Allan Vila
Ingredientes
500 g de espaguete integral
100 g de feijão de soja
1 abobrinha
1 cebola
4 tomates sem pele e sem semente
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, cozinhe o espaguete e reserve. Em água e sal, leve o feijão para cozinhar; depois de resfriar, debulhe os grãos. Pique, à parte, a cebola, a abobrinha e os tomates. Refogue as cebolas até ficarem transparentes, acrescente a abobrinha e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, coloque os tomates picados e refogue por dois minutos. Adicione os grãos de soja e o espaguete, corrija o sal e sirva.


SOBREMESA
? TORTA DE RICOTA, por Fabrice Lenud
Rendimento: 1 pessoa

Foto: Torta de Ricota de Fabrice
Ingredientes:
100 g de farinha de trigo
50 g de margarina light
20 ml de água
1 pitada de sal
50 g de framboesa
1 fatia de ricota
Enfeite de chocolate

Modo de preparo: Misture a farinha e a margarina até obter um farelo. Junte a água até chegar a uma massa homogênea e deixe na geladeira por duas horas. Estique a massa e corte discos bem finos. Forre uma tartellette e asse a 150ºC por 10 minutos. Depois de esfriar, coloque uma fatia de ricota. Cubra de framboesas e enfeite com o chocolate.



Compre lá:

? ABRAPRECI (Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer de Intestino)
Fone: (11) 3889-0515
Email: [email protected]
Site: www.abrapreci.org

Atualizado em 7 Ago 2012.