Guia da Semana

Comida de astronauta

Suplemento traz nutrientes de 400 gramas de frutas em uma só cáspula.

Foto: Divulgação

Elas são docinhas, nutritivas, saborosas. Rendem incontáveis receitas. Podem aparecer em um saboroso arroz, em diversos pratos principais e nas sobremesas ganham ainda mais destaque. Contudo, mesmo com todas essas vantagens e possibilidades em sua utilização, ainda tem gente que não consome frutas. Seja por falta de tempo ou simplesmente por uma questão de gosto, muitos deixam de ingerir nutrientes de suma importância para o organismo.

O número de pessoas que esquece as maçãs, bananas e abacaxis nas fruteiras gerou um grande mercado com possibilidades de lucro ainda maior. Desta forma, a Gerbras, empresa que fornece matéria-prima para indústria farmacêutica, acaba de trazer ao Brasil o novo Oxxynea. Não se trata de um medicamento, mas, sim, de um suplemento que fornece o equivalente a dez porções de 40 gramas de frutas em uma única cápsula de um grama.

A novidade foi lançada primeiramente na França e nos Estados Unidos. Responsável pela importação do produto, Maurício Gaspari Pupo, diz que o principal benefício das cápsulas é que elas oferecem os antioxidantes concentrados, além de complementar a alimentação. "Devido a inúmeros motivos não conseguimos consumir a quantidade ideal de frutas que precisamos para permanecer saudáveis diariamente. A saída é suplementar com o Oxxynea", garante o médico, que é coordenador dos cursos de cosmetologia (área farmacêutica que elabora produtos cosméticos) das faculdades Unicastelo, em São Paulo, Unigranrio e Metrocamp, em Campinas.

Mesmo em um País que está entre os maiores produtores de frutas do mundo, o especialista acredita que, por aqui, as cápsulas também irão cair no gosto do brasileiro. "É uma solução para muitas pessoas que não gostam ou não podem comer frutas. Imagine quanto bem este produto poderá fazer a elas, que agora poderão se beneficiar de maneira muito prática dos benefícios dos antioxidantes", aposta.



Na contra-mão
Toda classe médica, com seus endocrinologistas e nutricionistas, recomenda o consumo de frutas diariamente. Como foi dito, falta de tempo ou preferência faz com que esta prática não seja seguida. Enquanto a corrente para que o consumo de pêras, uvas e bananas aumente, o Oxxynea parece ir contra esta tendência, uma vez que se aproveita deste mau hábito da sociedade moderna.

"Nossa alimentação está um desastre! Acredito que tudo que puder beneficiar a saúde humana é válido", defende-se o cosmetólogo Pupo. Porém, a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, do Centro Valéria Paschoal de Nutrição Funcional, em São Paulo, alerta que as cápsulas não contêm todos os nutrientes necessários. "Elas possuem antioxidantes retirados das frutas e alguns outros vegetais, mas não são completos". Ainda segundo a médica, a idéia de que o produto irá fornecer tudo o que o organismo necessita é errada e "vai contra ao incentivo do consumo de frutas in natura".

Como não se trata de medicamento, daqueles que carecem de receita, pode ser encontrado em qualquer farmácia de manipulação e comprado sem a necessidade de uma consulta médica. O especialista garante que o produto é liberado para todas as pessoas, pois trata-se de um extrato em pó da própria fruta. Entretanto, faz ressalva quanto às crianças. "Para elas, é necessário uma avaliação médica", indica.



Na feira ou na farmácia
O ideal é o consumo de frutas naturais, frescas e sem a presença de agrotóxicos. Porém, mais importante que optar entre elas in natura e as cápsulas do Oxxynead é, efetivamente, consumi-las de alguma forma.

Bárbara ensina que uma dieta sem frutas será deficiente em diversas vitaminas, minerais, compostos bioativos, fibras e líquidos. "Sem elas, não temos nutrientes suficientes para formação das 50 bilhões de células que são renovadas diariamente, nem para o funcionamento das outras 100 trilhões". O ideal, também, é que não sejam sempre as mesmas e que possuam coloração diferentes. Do outro lado, Maurício Gaspar afirma que "fazer uso da Oxxynea significa suprir o corpo com os mais preciosos antioxidantes obtidos das frutas e dos vegetais".

Em caso de dúvidas em onde adquirir as frutas da semana, se na farmácia ou na feira, o ideal, diz o professor Maurício, "é ingerir a quantidade de nutrientes recomendada por médicos das duas formas: Com o Oxxyned e as frutas naturais".

Oxxynead
Pote com 30 cápsulas de 1 grama - Equivalente a dez frutas - R$ 200,00
Pote com 30 cápsulas de 0,5 grama - Equivalente a cinco frutas - R$ 100,00


***

Colaborou:
Bárbara Rescalli Sanches
Centro Valéria Paschoal de Nutrição Funcional - SP
Tel.: (11) 3582-5600 / 5601 / 5602


Prof. Maurício Pupo
Diretor da Consulfarma (19) 3736-6888
Av. Francisco Glicério, nº 2331
Bairro Mesanino Campinas

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Taco Bell lança sobremesa recheada com chocolate KITKAT®

Mini burrito feito com o chocolate é a nova opção de sobremesa do restaurante

7 restaurantes e cafeterias em SP com promoções para o Dia do Café

Lugares para saber mais sobre o grão e ainda provar delícias preparadas com a bebida

P.F. Chang's distribui entradinha de frango de graça no dia 17 de maio; saiba mais!

Unidades de São Paulo, Alphaville e Campinas presentearão os clientes com um dos pratos chineses mais populares no mundo

Hambúrgueres imperdíveis do Burger Fest 2018

12ª edição do festival acontece de 11 a 27 de maio em cinco capitais do país

Conheça os quitutes tradicionais dos restaurantes mais antigos de São Paulo

Petiscos deliciosos de casas centenárias que você precisa conhecer - e saborear, é claro!

Bráz Elettrica abre as portas nos Jardins; saiba mais!

Rede deve abrir mais duas casas em São Paulo até o fim do ano