Guia da Semana

Final de ano chegando e a gringaiada vem em massa para o Brasil desfrutar do calor, do litoral belíssimo do país, dos drinks e, claro, da culinária brasileira. Os estrangeiros, assim como nós, adoram uma troca cultural e sempre tem curiosidade de saber como é comer feijoada tomando caipirinha, ou mandar uma coxinha pra dentro acompanhado de vários copinhos americanos de cerveja.

+ Restaurante dos famosos de Hollywood
+ Os bares mais antigos do mundo

Pode ser que a experiência gastronômica seja incrível. Mas também é possível que acidentes gastrointestinais aconteçam. Por isso, refresque a memória e o cardápio e confira, abaixo, 8 comidas tipicamente brasileiras que os gringos adoram (ou não) experimentar na nossa terrinha:

Buchada de Bode

Apesar de ser um prato típico do Brasil, tem muito brasileiro que não pode nem ouvir falar em Buchada de Bode. Gosto não se discute, mas haja estômago para encarar um ensopado preparado com as vísceras de um bodinho. Um gringo certamente se jogaria no PF, mesmo passando mal depois.

Rabada

Comer o rabo de um animal pode ser estranho pra qualquer pessoa, mas imagina você explicar pro seu amigo gringo que a rabada é feita com o rabo da vaca? O fato é que, explicando ou não, ele vai experimentar em nome de uma experiência gastronômica intensa ou pra comparar a versão brasileira com a europeia.

Feijoada

Feijoada + caipirinha = Brasil. Tem coisa melhor do que comer uma bela de uma feijoada? Pra gente é mais que normal bater uma pratada de arroz e feijão preto temperado com diversas partes do corpo das vaquinhas e porquinhos, mas tem muito gringo que se empolga no repeteco e depois interdita o banheiro.

Miúdos de Galinha

Será que existe algum outro lugar que a galera come os miúdos da galinha? É sabido que no Haiti e em alguns lugares da Ásia, a moela é bem-vinda. Mas pros norte-americanos e europeus, comer um churrasquinho ou ensopado de sistema digestivo de galinha em qualquer esquina do Brasil é um desafio e, muitas vezes, uma arte.

Chouriço Doce

Ter essa iguaria na gastronomia não é apenas um privilégio dos brasileiros. O chouriço está em todas as partes do mundo principalmente em Portugal, Espanha e México. Mas e o chouriço doce, já ouviu falar? É uma invenção provinda dos lados dos sertões do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, que mistura sangue de porco com farinha, rapadura e temperos. Esse é mais hardcore, até pros estômagos alemães acostumados com a porcada.

Coxinha de Palmito de Jaca

A tradicional coxinha, aquela que enfiamos goela abaixo do gringo assim que ele pisa no Brasil, já é diferentona pro cara, agora imagina explicar pra ele que existe uma daquela só que com palmito de jaca? Primeiro que ele nem vai saber o que é jaca, quanto mais o palmito de jaca. Nem a gente sabe direito, né?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 13 Jan 2014.