Guia da Semana

Como escolher o pescado

Cor, cheiro, manchas e até o preço precisam ser bem analisados antes de garantir o peixe da Semana Santa.

Foto: Gettyimages


O pescado é o alimento mais consumido nessa época do ano. Em supermercados, peixarias e mercadões os peixes são vendidos em abundância e muitos com um preço acessível. No entanto, é um alimento que requer muito cuidado na hora de escolher e comprar, por ser facilmente perecível. Para ajudar nessa tarefa, o Guia consultou a nutricionista Mônica Beyruti.

Sinais de frescor

De acordo com a consultora nutricional, se for comprar um peixe fresco para preparar para Páscoa, é importante observar se os olhos do pescado estão brilhantes e salientes. As escamas precisam estar bem presas ao corpo e difíceis de serem removidas.

A carne do peixe deve estar firme, uma dica boa é pressioná-la na hora de comprar e conferir se ela volta facilmente a forma inicial, além do cheiro que não pode estar forte. As guelras rosadas (quase vermelhas) e sem manchas na carne e pele indicam que o peixe está bom para o consumo.

"Já o bacalhau, em especial, é necessário verificar a cor por toda extensão do peixe. A carne deve estar uniforme e sem manchas, principalmente pretas ou avermelhadas no dorso do peixe", alerta Mônica.

Tipos

Para as pessoas que gostam de consumir o peixe, mas tem restrições quanto à quantidade de espinhas, as espécies mais indicadas são abadejo, namorado, cação e pescada branca. Esses peixes possuem pouca espinha e se retirado o filé, ficam ainda melhor para o preparo.

"Tratando-se de crianças e idosos, é sempre importante que um responsável verifique a carne do peixe após o seu preparo, para retirar toda as eventuais espinhas que sobrarem", indica a nutricionista.

Onde comprar

O local que se compra o pescado é a referência que se pode ter de qualidade ou não da carne. É importante escolher um local que tenha a preferência de muitos consumidores, ou seja, estabelecimentos que ofereçam preço acessível e bons produtos.

A higiene do lugar também deve ser observada, assim como a maneira que o peixe está sendo conservado. Somente compre o pescado que estiver mantido em gelo picado ou balcão frigorífico. Normalmente, nesses lugares de referência de compra dessa mercadoria, a rotatividade é alta e o peixe está sempre fresco.

Foto: Wikipédia

Mercado Municipal de São Paulo com a fachada para a Rua da Cantareira

Em São Paulo, você pode encontrar pescados frescos e com qualidade no Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercado da Cantareira, no Ceagesp, nos supermercados e peixarias da sua preferência e confiança.

No Rio de Janeiro um bom local para comprar o peixe da Semana Santa é o Mercadão de Madureira. Já na capital brasileira, você pode encontrá-lo no Mercado Municipal de Brasília e em Vitória (ES), os ingredientes para a bacalhoada pode ser comprado no Horto Municipal.

Foto: Wikipédia

O Mercado Público Central de Porto Alegre fica mais movimentado na época da Páscoa pela grande procura por peixes

Na capital gaúcha, além do Mercado Público Central, tem a Feira do Peixe, que acontece no mês de abril, justamente para atender a demanda desse produto na época da Páscoa.

Foto: Wikipédia

O Mercado Modelo de Salvador é muito frequentado pelos moradores locais e até pelos turistas

Em outros estados, como Paraná, Bahia e Minas Gerais, o Mercado Municipal de Curitiba, o Mercado Modelo de Salvador e o Mercado Municipal de Belo Horizonte, respectivamente, são pontos dessas capitais em que são encontrados todos os tipos de peixes com qualidade e por um preço acessível.


Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 restaurantes para ir com a galera em São Paulo

Lugares para você reunir a turma para comer bem

8 restaurantes para comer comida exótica em São Paulo

Lugares em São Paulo para provar comidas diferentes e de dar água na boca

Points gastronômicos para se sentir em Nova York

Viaje pela gastronomia americana sem precisar gastar dinheiro com passagem de avião

Olive Garden inaugura primeira unidade na Zona Leste; saiba mais!

Casa será inaugurada no dia 16 de outubro, no Shopping Aricanduva

Restaurante em Pinheiros oferece pizza pela metade do preço em outubro; saiba mais!

Durante todo o mês, um dos sabores do cardápio sairá pela metade do preço

7 restaurantes especializados em comida mineira que você precisa conhecer em São Paulo

Desfrute do melhor da comida mineira em casas especializadas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.