Guia da Semana

Foto: Gettyimages


O pescado é o alimento mais consumido nessa época do ano. Em supermercados, peixarias e mercadões os peixes são vendidos em abundância e muitos com um preço acessível. No entanto, é um alimento que requer muito cuidado na hora de escolher e comprar, por ser facilmente perecível. Para ajudar nessa tarefa, o Guia consultou a nutricionista Mônica Beyruti.

Sinais de frescor

De acordo com a consultora nutricional, se for comprar um peixe fresco para preparar para Páscoa, é importante observar se os olhos do pescado estão brilhantes e salientes. As escamas precisam estar bem presas ao corpo e difíceis de serem removidas.

A carne do peixe deve estar firme, uma dica boa é pressioná-la na hora de comprar e conferir se ela volta facilmente a forma inicial, além do cheiro que não pode estar forte. As guelras rosadas (quase vermelhas) e sem manchas na carne e pele indicam que o peixe está bom para o consumo.

"Já o bacalhau, em especial, é necessário verificar a cor por toda extensão do peixe. A carne deve estar uniforme e sem manchas, principalmente pretas ou avermelhadas no dorso do peixe", alerta Mônica.

Tipos

Para as pessoas que gostam de consumir o peixe, mas tem restrições quanto à quantidade de espinhas, as espécies mais indicadas são abadejo, namorado, cação e pescada branca. Esses peixes possuem pouca espinha e se retirado o filé, ficam ainda melhor para o preparo.

"Tratando-se de crianças e idosos, é sempre importante que um responsável verifique a carne do peixe após o seu preparo, para retirar toda as eventuais espinhas que sobrarem", indica a nutricionista.

Onde comprar

O local que se compra o pescado é a referência que se pode ter de qualidade ou não da carne. É importante escolher um local que tenha a preferência de muitos consumidores, ou seja, estabelecimentos que ofereçam preço acessível e bons produtos.

A higiene do lugar também deve ser observada, assim como a maneira que o peixe está sendo conservado. Somente compre o pescado que estiver mantido em gelo picado ou balcão frigorífico. Normalmente, nesses lugares de referência de compra dessa mercadoria, a rotatividade é alta e o peixe está sempre fresco.

Foto: Wikipédia

Mercado Municipal de São Paulo com a fachada para a Rua da Cantareira

Em São Paulo, você pode encontrar pescados frescos e com qualidade no Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercado da Cantareira, no Ceagesp, nos supermercados e peixarias da sua preferência e confiança.

No Rio de Janeiro um bom local para comprar o peixe da Semana Santa é o Mercadão de Madureira. Já na capital brasileira, você pode encontrá-lo no Mercado Municipal de Brasília e em Vitória (ES), os ingredientes para a bacalhoada pode ser comprado no Horto Municipal.

Foto: Wikipédia

O Mercado Público Central de Porto Alegre fica mais movimentado na época da Páscoa pela grande procura por peixes

Na capital gaúcha, além do Mercado Público Central, tem a Feira do Peixe, que acontece no mês de abril, justamente para atender a demanda desse produto na época da Páscoa.

Foto: Wikipédia

O Mercado Modelo de Salvador é muito frequentado pelos moradores locais e até pelos turistas

Em outros estados, como Paraná, Bahia e Minas Gerais, o Mercado Municipal de Curitiba, o Mercado Modelo de Salvador e o Mercado Municipal de Belo Horizonte, respectivamente, são pontos dessas capitais em que são encontrados todos os tipos de peixes com qualidade e por um preço acessível.


Atualizado em 7 Ago 2012.