Guia da Semana

Foto: Divulgação/Renaissance Hotel


E de repente é Natal, logo em seguida Réveillon e... 2011! E o que mais se ouve nas ruas é que falta tempo, que os meses passaram voando, e onde foi parar o ano?


Pois então, é época de celebrar, reunir-se com a família, os amigos, ir ao amigo secreto do trabalho, comprar os presentes, pensar na ceia...

Sem dúvida a gastronomia fala muito alto no final do ano e o espírito de anfitrião é despertado em muita gente. Para mim, não somente nesta época, um jantar pede vinho, um momento descontraído com os amigos e uma cerveja, mas nada diz FESTA em tão alto e bom som como um coquetel bacana!

Preparar um coquetel diferente, que seus convidados nunca provaram antes, pode ser fonte de vários prazeres: é divertido, você pode usar sua criatividade, rende elogios e ainda corre o risco da receita virar sua marca registrada e ser conhecida como "aquele" coquetel, que só você sabe preparar e é um ótimo convidado para as festas de fim de ano!

Para você fazer sucesso nas comemorações, preparei três sugestões de coquetéis com bases diferentes - bourbon, rum ou vodka. Estas receitas são muito pedidas aqui no hotel Renaissance e, pode apostar, são fáceis de preparar e tenho certeza que darão o que falar também na sua festa!

As receitas são inspiradas em coquetéis clássicos, mas com um pequeno twist - tudo para deixar o que já é bom com uma cara de "algo novo, ano novo."


Watergate (versão do clássico Whisky Sour):
60 ml de Bourbon
25 ml de suco de limão
25 ml de suco de abacaxi
30 ml de xarope de açúcar
Gengibre


Modo de preparo
Para preparar o xarope: açúcar e água na mesma medida, e agite até dissolver. Amasse o gengibre com o xarope, adicione os sucos, o bourbon e, por último, o gelo. Agite na coqueteleira, coe o gelo e sirva em um copo de whisky.


Cuban Society (versão do clássico Mojito):
45 ml de rum
15 ml de Licor 43
12 folhas de hortelã
5 framboesas
30 ml de xarope de açúcar
30 ml de Club Soda


Modo de preparo
Amasse a hortelã fresca e as framboesas. Adicione os outros ingredientes em uma coqueteleira, agite com gelo e sirva em um copo longo. Complete com Club Soda e decore com as folhas de hortelã.


Mangotini (um twist do Martini clássico)
40 ml de vodka
30 ml de suco de manga (bem grosso)
25 ml de suco de limão
30 ml de xarope de açúcar

Modo de preparo
Agitar, coar com gelo e servir em uma taça de Martini resfriada.

Se você quiser arriscar novas receitas, seguem algumas dicas:

  • Pense como um chef - quanto melhor os ingredientes, melhor o resultado final. Por exemplo, sabe aquele suco pronto do supermercado? A fruta fresca e madura é sempre melhor.
  • Assim como acontece na nossa vida, o segredo de um coquetel é o equilíbrio. Embora pessoas diferentes tenham gostos diferentes, o objetivo deve ser um coquetel nem fraco, nem forte, mas equilibrado.
  • Uma receitinha que dá certo sempre: ¾ partes amargo, 1 parte doce, 1 ½ parte forte (álcool) .
  • Parece fácil? E é fácil mesmo!


E não se esqueça: um coquetel sempre cai melhor se for servido com um lindo sorriso! Feliz natal e um lindo 2011!

Quem é a colunista: Gosta de comida, bebida, de bom serviço e, principalmente, de pessoas ao redor de tudo isso! Não é Chef nem especialista em vinhos, mas é feliz por ter feito disso tudo sua profissão.

O que faz: Gerente de Alimentos e Bebidas do Renaissance São Paulo Hotel.

Pecado gastronômico: Café da Manhã de padaria, moqueca de peixe, pastel de feira. E Gin Tônica.

Melhor lugar do mundo: Uma tarde com amigos em um bar, uma manhã de domingo em casa, a primeira noite no hotel daquela viagem tão esperada.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Dave Matthews, Roberto Carlos, Coldplay, Vanessa da Mata. .

Fale com ela: [email protected].


Atualizado em 7 Ago 2012.