Guia da Semana

Morar em São Paulo significa combinar pastel com chope, bermuda com cachecol, óculos escuros com dia de chuva, temaki com maionese, caipirinha com pimenta, calça com chinelo, paletó com calça jeans, macarrão com carne seca, Daslu com rio Pinheiros, homem com homem, esgoto com Channel nº 5, pão de queijo com pizza, padaria com balada, Diesel com roupa cara, céu com fumaça, amor com dor.

O melhor de São Paulo?
Foto: Spot
Mas, para mim, a combinação que mais tem a cara dessa cidade mistura vodca, cointreau e sucos de limão e cranberry numa taça de short drink. Criado entre 1985 e 1986 em South Beach, na Flórida, o Cosmopolitan ganhou fama com o seriado Sex And The City. Nas mãos de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte, esse drinque presenciou conversas sobre desilusões amorosas, decepções com homens, problemas no trabalho, dúvidas sexuais e todos os outros assuntos que tratamos quando estamos com pessoas queridas e minimamente alcoolizados. Devido as minhas atuais circunstâncias, decidi adaptar e experimentar. Acabei me apaixonando.

Quando o risoto de camarão não veio, foi dentro de um copo de Cosmopolitan que afoguei minhas mágoas. Quando pedi um segundo prato, tudo parecia perfeito. Pedi um Cosmopolitan para comemorar. Errei. A carne estava crua demais. E lá fui eu saborear Cosmopolitans para esquecer. Metáforas gastronômicas de um amante amador.

Viciei e ganhei de aniversário de duas amigas uma noite num badalado bar de São Paulo que leva a fama de preparar o melhor Cosmopolitan da cidade. Logo ao entrar no salão, descobri o grande segredo. Ele tem ingredientes que os outros locais não ofereciam nem em qualidade nem em fartura: belíssimos garçons.

Desfilando com bandejas cheias de drinques, os meninos andavam com a convicção de quem sabe quem são as verdadeiras estrelas do lugar. Loiros com barba, morenos de olhos claros, baixinhos com estilo, cabeludos de sapatos, carecas de gravata... Que combinações! Todos eles combinavam comigo!

Foto: www.sxc.hu
Assim é fácil o drinque levar a fama de melhor da cidade. Para serem atendidos com mais freqüência, os meninos e meninas vão pedindo, pedindo, pedindo e quando levantam para pagar a conta já estão tão bêbados que acham que experimentaram verdadeiras obras de arte em formato de bebida. Fiquei pensando na grana que esses meninos ganham só de gorjeta... Sem falar nas cantadas e propostas indecentes! Eu e minhas amigas deliramos nas hipóteses. E os Cosmopolitans servidos em rodadas seguidas contribuíram muito para a nossa imaginação flutuar.

- Que tal Cosmopolitan servido na boca! - Dizia uma.

- Não! Cosmopolitan derramado no abdômen! Essa é a melhor combinação! - Contestava a outra.

Vamos combinar? Para que um grande amor se você tem amigos no coração, São Paulo aos seus pés e um copo de Cosmopolitan nas mãos?

Leia as colunas anteriores do Leandro:
? Abra a boca e feche os olhos: um texto para você pensar como seria o jantar da sua vida.
? Queer eye for the straight guy: dicas para quem precisa armar um jantar daqueles para os amigos.
? Volver los mojitos: descubra uma relação entre o filme de Almodóvar e esse drinque latino.



Quem é o colunista: um obcecado pela paulicéia desvairada.
O que faz: é jornalista, assessor de imprensa, diretor da Marcenaria Comunicação e Cultura e aspirante a artista circense.
Pecado gastronômico: achar que Bauru é pão com presunto, queijo e tomate.
Melhor lugar do Brasil: o Centro dos Jardins da Avenida Paulista

Fale com ele: [email protected].



Atualizado em 7 Ago 2012.