Guia da Semana

Jeitão de interior, comida convidativa
Foto: Villa Parnahyba

Comida interiorana lembra fogão a lenha, tempero caseiro e fartas porções. Fora do eixo gastronômico brasileiro, que compreende, sobretudo, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, existem opções de restaurantes que vão além desse estereótipo interiorano. Pelas estradas, é possível encontrar menus internacionais, bem elaborados e até redutos de eventos de alta gastronomia. Procuramos algumas opções menos conhecidas - nada de Campos do Jordão por aqui - para esse roteiro especial. Confira as opções e boa viagem!

PULINHO AO LADO
Ao lado de São Paulo, Santana de Parnaíba pega carona no sucesso gastronômico da metrópole para consolidar os restaurantes de seu centro histórico - que tem, inclusive, casarões tombados dos séculos XVII e XVIII. Na tentativa de incrementar o atrativo turístico do local, as casas gourmet têm se especializado e mostrado aos moradores e ainda tímidos visitantes algo a mais.

Leitão: clássico interiorano
Foto: São Paulo Antigo
Para começar, fique com o São Paulo Antigo, onde é possível degustar a mais autentica culinária caipira, como o elaborado leitão à pururuca, um dos clássicos da cozinha nacional. Preparada em panelas de pedra, a comida faz parte de um cardápio que existe desde 1977 e que, hoje, só é servido durante o almoço. Já o Villa Parnahyba se destaca também na happy hour com seus petiscos típicos e carnes feitas na brasa ou na chapa. Atento às modernidades, o local também tem serventia para quem decide passar a noite na cidade: depois do jantar, ele vira balada. Mais tradicional, o Berço Lusitano, como o nome já anuncia, serve pratos portugueses, como o Bacalhau Bandeirantes, em uma porção válida para duas pessoas. Fados, decoração e bebidas típicas complementam o clima "pois pois".

Supresa de banana
Foto: Alegro
Mais ainda com o clima da roça é o Alegro, restaurante inaugurado em abril último em São Francisco Xavier, próxima a Campos do Jordão. A casa segue o conceito "caipira de boutique" e apresenta uma bela decoração de Fuad Murad e um cardápio assinado pelo chef Eduardo Duó, do paulistano Vira-Lata. Pratos tradicionais, mas com toque de chef, se destacam no menu, como a truta chapeada com manteiga de ervas e cuscuz de pinhão e a surpresa de banana. Como todo restaurante interiorano, o local abriga um pequeno empório de geléias e compotas.

FESTANÇA GOURMET
No interior do Rio, três municípios esquentam as panelas durante o mês de julho na quinta edição do Circuito Gastronômico da Serra. Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis sediam o festival, organizado pelo Senac Rio - que, na capital, realiza seu tradicional Festival de Inverno. Nas cidades serranas, mais de 60 restaurantes servem um prato (que pode ser entrada, principal ou sobremesa) especialmente criado para o evento.

Além disso, o festival, que vai até 29 de julho, oferece oficinas de gastronomia temáticas, que ensinam a fazer desde drinques com cachaça até "alimentação light com carne de avestruz harmonizada com vinhos e champagnes", como se auto-intitula uma das aulas. Chefs de restaurantes da cidade e professores do Senac são responsáveis pelos cursos que acontecem no Senac Itaipava em Petrópolis (Estrada União Indústria, 10000, Parque de Exposições), no Senac Nova Friburgo (Av. Presidente Costa e Silva, 231, Duas Pedras) e no Sesc Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749, Várzea).

Descando com comida
Foto: Pousada Barra do Bié
Mais para o sul, quase na divisa do Rio com São Paulo, está a cidade de Cunha. Por lá, dois eventos gastronômicos atraem a atenção no inverno. Um deles é a chamada Cavalgada ao Luar, que acontece no último sábado de julho. Na ocasião, os visitantes saem para um passeio a cavalo e conferem um cardápio de comida tropeira. Nos outros sábados do mês, a cidade ainda organiza oficinas gourmet ministradas pelo chef Daniel Cohen. Para ter mais informações, acesse o site www.cunhatur.com.br ou ligue para (12) 3111-2634.

O outro evento da cidade acontece no restaurante da Pousada Barra do Bié, que faz parte do circuito de casas que têm se destacado em Cunha no âmbito gastronômico. Além do cardápio farto de opções, o local oferece nos fins de semana de julho um menu preparado por um chef convidado. No dia 21, é a vez da chef Thalita Barros, do paulistano Boa Bistrô, comandar o jantar, onde vai se destacar o salmão selado ao molho de polkan com ragu de cogumelos e purê de inhame.

Pertinho de Cunha, Paraty também seus méritos gourmet. Depois de sediar a Flip no início de julho e lotar seus restaurantes de turistas - quem queria provar o mais famoso deles, o Banana da Terra, da chef Ana Bueno, tinha que reservar com um dia de antecedência - a cidade se prepara para a Festa do Javali, que acontece no dia 28 de julho. Tradicional, o evento é realizado ao ar livre e serve o javali selvagem temperado com vinho e ervas aromáticas, preparado pelo chef Paulo Finkler, na Quinta do Tié. O ritual da carne, que leva de 10 a 12 horas para ficar pronta, pode ser conferido por um seleto público que consegue de inscrever no evento. Mais informações, ligue (24) 3371-2067.

Na região Sul do Brasil, é a cidade de Gramado que merece a visita dos gourmets de plantão em julho. Durante a Estação Gramado, os restaurantes locais apresentam pratos especiais - que podem ser identificados no cardápio pelo selo do evento - e chefs famosos do país comandam bate-papos sobre cozinha. Alex Atala se apresentou no dia 18 de julho e nos próximos dias 21 e 28 é a vez de Flávia Quaresma, do carioca Carême Bistrô, e de Claude Troisgros, do também carioca Olympe. Os encontros acontecem no Hotel Serra Azul (Rua Garibaldi, 152, Centro, 54 3295-7200) e custam R$ 120,00 por pessoa.

Parada gostosa
Foto: Rancho 53
NO MEIO DO CAMINHO
Quem mora em São Paulo não precisa ir muito longe para encontrar duas boas opções de cardápio fora dos limites da cidade. A primeira delas fica na Rodovia Castelo Branco, no caminho de Araçariguama: o Rancho 53, da rede Graal. Batizado com o número do quilômetro onde está instalado, o restaurante é especializado em culinária portuguesa e chama a atenção também pela farta adega com mais de 100 rótulos.

Com clientes fiéis, essa casa de beira de estrada tem bacalhau de todos os jeitos. Bacalhau da Rampinha, com batatas, cebola e azeitonas, Bacalhau à Moda 53, com brócolis e pimentão, e Bacalhau à Gomes de Sá, clássico com ovos puxado ao vinho branco, são alguns dos destaques. A sommelière Adrianinha, chamada assim pelo seu pouco mais de um metro e meio de altura, é outra atração da casa: atenciosa, ela tem se destacada no meio vinícola.

Em outra direção, mas ainda próximo de São Paulo, está o Trilheiros, restaurante do Quality Resorts & Convention Center de Itupeva. Especializado em culinária internacional, o local está situado às margens da Rodovia Bandeirantes, no quilômetro 72. O cardápio, assinado pelo chef Fernando Denardi, tem os clássicos de um menu de hotel: Caesar Salad, medalhão de filé e risotos. O preço também é convidativo: R$ 20,00, em média, por prato.

Atualizado em 7 Ago 2012.