Guia da Semana

Foto: P.H.Schneider


Os amantes da música eletrônica podem comemorar: o respeitado festival inglês Creamfields finalmente chega ao país. No último dia 10 de novembro aconteceu o lançamento oficial da marca no Brasil, com a realização da primeira festa Cream, na WareHouse, em São Paulo.

O evento na capital paulista foi apenas a primeira das oito festas Cream previstas para acontecer ao longo de 2011, uma espécie de turnê de divulgação que passará por diversas capitais brasileiras, após o grandioso festival Creamfields marcado para o dia 22 de janeiro, em Santa Catarina.

Pra mostrar um pouco da sua força no cenário mundial ao público brasileiro, o Creamfields trouxe para o complexo da Vila Leopoldina - onde está localizada a Pacha - o show de uma banda que até hoje é referência pra muitos DJs e produtores de música eletrônica, Faithless. Só para citar, são dez álbuns lançados e mais 12 milhões de discos vendidos.

Os fundadores do grupo nos anos 90, Sister Bliss e Maxxi Jazz, continuam em plena forma e atividade. Apesar de toda a tecnologia disponível em termos de produção de música eletrônica, a apresentação ao vivo da Faithless é totalmente old school e pode ser considerada um verdadeiro live de dance music.

No palco, a pianista clássica e o rapper são acompanhados por uma competente banda de apoio com guitarra, baixo, bateria e percussão, além de dois backing vocals. Enquanto Sister Bliss domina os teclados e sintetizadores com maestria, Maxxi Jazz encanta com sua voz rouca, negra, sempre com letras poéticas e forte influência do movimento hip hop.

Contratada exclusivamente para tocar no evento, Faithless aproveitou para divulgar o álbum The Dance Never Ends, lançado dia primeiro de novembro através do selo Nate's Tunes.

Entre as faixas do novo trabalho, destaque para a melódica e dançante Sun To Me, que rapidamente caiu nas graças da pista e pode ser tranquilamente apontada como novo hit de sucesso. Clássicos do repertório não ficaram de fora, Insomnia e God is a DJ foram nostálgicas e emocionantes. Afinal, qual frequentador da noite nunca dançou estas músicas ao menos uma vez na vida? Difícil.

Terminado o show, que durou pouco mais de uma hora, o DJ filipino naturalizado holandês Laidback Luke assumiu o comando dos picapes com remixes pra lá de bombados. Confesso que o contraste entre uma apresentação super conceitual como a da Faithless, seguida um DJ comercial como Laidback Luke, assustou os ouvidos.

Agora, nos resta apenas esperar pelo verão e pela divulgação de mais informações sobre o festival de Santa Catarina, antes de arrumar as malas. Até o momento, nenhuma atração foi oficialmente divulgada, assim como o exato local onde acontecerá o evento. A venda de ingressos está programada para começar no final novembro. Estamos ansiosos!

Leia as colunas anteriores de Paulo Henrique Schneider:

Experimentalismo pop

Experiência é tudo

Trilha sonora do próximo verão

Quem é o colunista: Paulo Henrique Schneider.

O que faz: jornalista / fotógrafo.

Pecado Gastronômico: carnes nobres.

Melhor lugar do mundo:Deserto do Sahara.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: muito de tudo.

Fale com ele: mailto:[email protected]br

Atualizado em 7 Ago 2012.