Guia da Semana


A China é um país de muitos contrastes. Por ser continental e possui uma cultura milenar, é possível encontrar uma gama enorme de variedades de produtos e modos de preparo típicos, que chegam a confundir-se na históriade outros países. É o caso do macarrão e do sorvete, ambos inventados na China, mas facilmente creditados a outros países.

Segundo Caputo, especialista na culinária oriental, na China dá-se muito valor e importância a apresentação dos pratos. "Os chineses têm um enorme respeito pelo ato de nutrir o corpo e a alma.Valorizam o doce e o salgado, o azedo e o ácido, traduzindo estes contrastes de sabor em yin & yang".

Ingredientes que não podem faltar na mesa do chinês: gengibre, molho de soja, cebola, alho, aves, peixes, frutos do mar, molhos agridoces e pimenta, que compõem os mais variados e coloridos pratos, como a sugestão do chef: o frango xadrez.

FrangoXadrez

Ingredientes:

500 g de peito de frango sem osso e sem pele em cubos
Maisena
Óleo para fritar
1/2 xícara (chá) de amendoim sem casca
1 colher (sopa) de óleo
1 pimentão verde em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
2 talos de salsão em cubos
1 cebola média em cubos
Cebolinha verde
1 colher (sopa) de gengibre picado.

Molho:

1 colher (sopa) de maisena
1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de óleo de gergelim (opcional)
3 colheres (chá) de molho shoyu
1 pitada de açúcar

Preparo:

Passe o frango na maisena. Esquente o óleo em uma panela e frite o amendoim. Escorra e reserve. Frite os cubos de frango no mesmo óleo até dourar. Disponha sobre papel absorvente e reserve. Numa frigideira, esquente uma colher (sopa) de óleo e refogue rapidamente os legumes e o gengibre, deixando-os crocantes. Reserve.

Molho: Dissolva a maisena na água. Misture com os ingredientes restantes e leve ao fogo, espere ferver e deixe engrossar, sem parar de mexer. Acrescente o frango, os legumes e o amendoim. Aqueça e sirva em seguida, com arroz branco.

Rendimento: 4 porções


Foto: sxc.hu

Atualizado em 28 Fev 2013.