Guia da Semana

Os grandes campeões de Copas do Mundo não fazem sucesso apenas nos gramados, mas também arrasam quando o assunto é gastronomia. Desde o primeiro campeonato mundial de futebol, em 1930, os grandes vitoriosos foram: Brasil, Itália, Argentina, Alemanha, França e Uruguai. Por isso, o Guia selecionou os melhores restaurantes de cada uma dessas culinárias para você fazer um giro gastronômico pelos países bons de bola.

São Paulo

Bananeira


Foto: Divulgação

Brasileirinho como só ele, o restaurante Bananeira oferece novas versões para as iguarias mais deliciosas deste país tropical. As inovações são obra do chef Maurizio Ganzarolli, que destaca entre os pratos do cardápio o Cuscuz à Paulista e a Pescada Cambucu. Como sobremesa, a prata da casa é o Bananérrimo, que une creme brulée de banana e sorvete da fruta com pé-de-moleque, entre outros ingredientes.

Ça-va

O tradicional restaurante francês de São Paulo, remonta a atmosfera parisiense em sua decoração. O ambiente chique e intimista é convidativo aos apreciadores dos pratos nobres dessa cozinha, que usualmente combina saladas, pratos principais e sobremesa. A sugestão é o Renoir: Salade de chez nous, Saumon et passion e Profiteroles au chocolat.

Costañera


Foto: Divulgação

Com estilo rústico e idealizado em homenagem as parrillas argentinas, o Costañera oferece um cardápio bem variado. Como entrada, a dica são os Tomates Buenos Aires, feitos com tomate-caqui e alcaparras. Os tradicionais chichulins, mollejas e morcillas também fazem parte do menu. No entanto, o carro-chefe da casa são as parrilladas, como a de legumes, cordeiro, salmão, bife ancho, entre outras.

Konstanz

A casa traz os principais pratos da culinária alemã em seu cardápio. Joelho de porco com batatas, chucrute e vitela assada com molho de funghi são algumas opções, que combinam muito bem as cervejas alemãs à disposição. A decoração também segue o clima germânico com cortinas rendadas nas janelas e toalhas xadrez nas mesas.

Rio de Janeiro

Azul Marinho


Foto: Divulgação

Especializado em receitas tradicionais da costa brasileira, o restaurante funciona sob o comando do experiente chef Leonardo Braga. O carro-chefe da casa são as moquecas em suas várias opções, adaptadas ao gosto de cada região do país: à moda baiana, capixaba, à moda do Pará e à carioca. Os doces caseiros, como de banana, abóbora e coco, são ótimas escolhas de sobremesa.

Big Ben Pub

O mais autêntico pub inglês está em funcionamento no Rio desde 1995. O local mescla a culinária típica inglesa com toques brasileiros. É possível encontrar as tradicionais chips, que são batatas cortadas em rodelas bem fininhas e fritas, acompanhadas de carne ou peixe. Para beber, drinques como margarita, frozen e caipifrutas são bastante pedidos. Se a intenção também se divertir, você pode jogar dardos e curtir um som ao vivo.

Donna Donni


Foto: Divulgação

Reformado, o Donna Donni exibe nova decoração, no entanto mantém a tradição dos bons pratos tipicamente italianos, como o Spaghetti al maré e monti, que é composto por alho-poró, cogumelos frescos, vôngole e camarões flambados no prosseco. Todos os pratos são harmonizados com os 43 rótulos que compõem a carta de vinhos da casa.

Belo Horizonte

Recanto da Feijoada

Como já diz o nome, o prato principal da casa é a tradicionalmente brasileira: feijoada. Todos os dias a casa serve a iguaria acompanhada de arroz, couve, farofa, molho apimentado e torresmo. A cozinha mineira também está presente no cardápio da casa, como o feijão tropeiro e costelinha de porco. No arremate, o restaurante oferece 18 sabores de sorvetes artesanais.

Curitiba

Ile de France


Foto: Divulgação

É o restaurante francês mais antigo de Curitiba, além de ser um dos mais charmosos, tanto na decoração como no menu requintado. As dicas são os pratos: Badejo com caviar, que acompanha brócolis e aspargos frescos e a porção de Escargots; para sobremesa, Omellete au rhum, feito com ovos, açúcar queimado e rum.

Porto Alegre

Parrila Del Sur

O restaurante aproxima mais os gaúchos de Punta Del Este e Montevidéu com seus pratos inspirados na culinária uruguaia. No menu constam muitas massas, saladas e os tradicionais lanches: Pancho e Chivito. As cervejas do Uruguai são muito procuradas pelos clientes, que também podem optar por vinhos provenientes de várias partes do mundo.

Florianópolis

Fritz Restaurant


Foto: Divulgação

Especializado na culinária alemã, o Fritz Restaurant oferece muitas opções de saladas, salsichas, carne suína e também pratos com frutos do mar. Um dos mais pedidos é o Marreco recheado. Quando o assunto é doce, o Strudel de maçã é o campeão de procura.

Salvador

Alfredo di Roma

O restaurante foi criado em 1910, na capital italiana, e trouxe o alto padrão de atendimento e sua espetacular gastronomia para suas sedes nos Estados Unidos e no Brasil. Aqui, a casa possui filiais no Rio de Janeiro e outra em Salvador. No cardápio, os baianos destacam o Fettuccine, feitos com massas artesanais e os Risotos, harmonizados com requintados vinhos.

Atualizado em 7 Ago 2012.