Guia da Semana

Culinária sulista em São Paulo

Você nem vai precisar sair de Sampa para conhecer a culinária paranaense.

Foto: Getty Images


Em um sábado preguiçoso, sem vontade de ir pra cozinha, saí à caça de um restaurante bacana. Não queria ir muito longe e também não queria lanches, pois a sexta já tinha sido de pizza. A pé mesmo, comecei a vasculhar a região da Bela Vista e nem precisei gastar tanta sola de sapato. Logo ali, na Barata Ribeiro, encontrei o simpático Café Bistrô Paraná, que de cara chamou minha atenção com suas mesinhas e delicados arranjos de flores.

Como me mudei há pouco tempo, não conhecia o lugar, famoso na região. Inaugurado em 2001 pelos paranaenses Sebastião e Petrônio, o restaurante foi uma aposta bem sucedida. Os sócios, que se conheciam desde a época de faculdade, em Curitiba, abriram a casa com o dinheiro das economias após serem demitidos. Investimento de risco? Poderia até ser no começo. Hoje, após tantos anos de clientela conquistada, nem passa pela cabeça dos colegas a ideia de voltar a "bater ponto".

O restaurante fica aberto de segunda a sábado, mas desde já deixo a dica: não visite a casa de segunda a sexta durante o horário do almoço. Ela fica lotada devido ao comércio local. O ideal é experimentar o cardápio noturno ou as receitas especiais dos sábados, peripécias gastronômicas preparadas por Danilo e Ivanilson.

No jantar da semana, são servidos sempre creme ou sopa, uma massa e grelhados, carne vermelha ou branca. E aos sábados, há três diferentes tipos de pratos. Você pode encontrar na casa surpresas como estas: pene ao molho de queijo gorgonzola, pintado grelhado com cuscuz marroquino e a famosa feijoada light, que não deixaria de aparecer! Entretanto, ela tem data certa pra ser preparada: o último sábado ou a segunda quarta-feira do mês.

Entre os pratos mais concorridos estão o Barreado (carne cozida na panela de barro), prato típico do litoral paranaense servido sempre no segundo sábado do mês. E a Moussaka, prato grego preparado da forma mais simples, berinjela com carne moída (montada como lasanha) temperada com pimenta síria e um segredinho que não posso revelar, mas deixo escapar apenas uma pista: o ingrediente dá um toque levemente adocicado à receita.

O Café Bistrô Paraná oferece ainda sobremesas caseiras. Juro que ficaria apenas com uma salada de frutas, daquelas já prontas em potinhos. Mas, mudei de planos e resolvi engordar tudo que tinha direito quando me deparei com a "vitrine" de doces: bolo de coco, camafeu, pudim e brigadeiro. Além disso, eles têm também a legítima torta holandesa, aquela que é comercializada pelo produtor estrangeiro aqui no Brasil.

Acho que não preciso escrever mais nada, não é? Ou melhor, não vou te deixar sem saber o endereço completo, seria maldade demais: Rua Barata Ribeiro, 230 - Bela Vista - Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 17h. Aceitam cartões de crédito (exceto AMEX) e possuem convênio com os estacionamentos próximos. Para mais informações, (11) 3259-5931.

Quem é a colunista: Fernanda Balieiro

O que faz: Jornalista mil e uma utilidades.

Pecado gastronômico: a torta de limão do meu respectivo (maridão Fran).

Melhor lugar do Mundo: Todo o Nordeste.

Fale com ela: nandabalieiro @gmail.com  

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 restaurantes para ir com a galera em São Paulo

Lugares para você reunir a turma para comer bem

8 restaurantes para comer comida exótica em São Paulo

Lugares em São Paulo para provar comidas diferentes e de dar água na boca

Points gastronômicos para se sentir em Nova York

Viaje pela gastronomia americana sem precisar gastar dinheiro com passagem de avião

Olive Garden inaugura primeira unidade na Zona Leste; saiba mais!

Casa será inaugurada no dia 16 de outubro, no Shopping Aricanduva

Restaurante em Pinheiros oferece pizza pela metade do preço em outubro; saiba mais!

Durante todo o mês, um dos sabores do cardápio sairá pela metade do preço

7 restaurantes especializados em comida mineira que você precisa conhecer em São Paulo

Desfrute do melhor da comida mineira em casas especializadas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.