Guia da Semana

Culinária sulista em São Paulo

Você nem vai precisar sair de Sampa para conhecer a culinária paranaense.

Foto: Getty Images


Em um sábado preguiçoso, sem vontade de ir pra cozinha, saí à caça de um restaurante bacana. Não queria ir muito longe e também não queria lanches, pois a sexta já tinha sido de pizza. A pé mesmo, comecei a vasculhar a região da Bela Vista e nem precisei gastar tanta sola de sapato. Logo ali, na Barata Ribeiro, encontrei o simpático Café Bistrô Paraná, que de cara chamou minha atenção com suas mesinhas e delicados arranjos de flores.

Como me mudei há pouco tempo, não conhecia o lugar, famoso na região. Inaugurado em 2001 pelos paranaenses Sebastião e Petrônio, o restaurante foi uma aposta bem sucedida. Os sócios, que se conheciam desde a época de faculdade, em Curitiba, abriram a casa com o dinheiro das economias após serem demitidos. Investimento de risco? Poderia até ser no começo. Hoje, após tantos anos de clientela conquistada, nem passa pela cabeça dos colegas a ideia de voltar a "bater ponto".

O restaurante fica aberto de segunda a sábado, mas desde já deixo a dica: não visite a casa de segunda a sexta durante o horário do almoço. Ela fica lotada devido ao comércio local. O ideal é experimentar o cardápio noturno ou as receitas especiais dos sábados, peripécias gastronômicas preparadas por Danilo e Ivanilson.

No jantar da semana, são servidos sempre creme ou sopa, uma massa e grelhados, carne vermelha ou branca. E aos sábados, há três diferentes tipos de pratos. Você pode encontrar na casa surpresas como estas: pene ao molho de queijo gorgonzola, pintado grelhado com cuscuz marroquino e a famosa feijoada light, que não deixaria de aparecer! Entretanto, ela tem data certa pra ser preparada: o último sábado ou a segunda quarta-feira do mês.

Entre os pratos mais concorridos estão o Barreado (carne cozida na panela de barro), prato típico do litoral paranaense servido sempre no segundo sábado do mês. E a Moussaka, prato grego preparado da forma mais simples, berinjela com carne moída (montada como lasanha) temperada com pimenta síria e um segredinho que não posso revelar, mas deixo escapar apenas uma pista: o ingrediente dá um toque levemente adocicado à receita.

O Café Bistrô Paraná oferece ainda sobremesas caseiras. Juro que ficaria apenas com uma salada de frutas, daquelas já prontas em potinhos. Mas, mudei de planos e resolvi engordar tudo que tinha direito quando me deparei com a "vitrine" de doces: bolo de coco, camafeu, pudim e brigadeiro. Além disso, eles têm também a legítima torta holandesa, aquela que é comercializada pelo produtor estrangeiro aqui no Brasil.

Acho que não preciso escrever mais nada, não é? Ou melhor, não vou te deixar sem saber o endereço completo, seria maldade demais: Rua Barata Ribeiro, 230 - Bela Vista - Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 17h. Aceitam cartões de crédito (exceto AMEX) e possuem convênio com os estacionamentos próximos. Para mais informações, (11) 3259-5931.

Quem é a colunista: Fernanda Balieiro

O que faz: Jornalista mil e uma utilidades.

Pecado gastronômico: a torta de limão do meu respectivo (maridão Fran).

Melhor lugar do Mundo: Todo o Nordeste.

Fale com ela: nandabalieiro @gmail.com  

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Shopping Metrô Itaquera promove festival gastronômico com pratos a R$ 13,90

Festival Mundo dos Sabores vem com culinária diversificada e atrações culturais

Hamburgueria do Jabaquara faz promoção de X-Salada em dobro; confira!

Desconto no Osnir Hamburger vale às segundas e terças-feiras, a partir de março

Restaurante 100% orgânico é nova opção saudável na Vila Madalena; saiba mais!

Easy Organic Food Solutions conta com pratos e lanches para viagem

Com quitutes judaicos e blends exclusivos, Café for Fun inaugura no coração de Pinheiros

Inauguração acontece neste sábado (24)

Pipoca Doce, Choco Crisp e Cookie & Morango: KFC lança novos sabores de milk-shakes

Novidades já podem ser encontradas em todas as lojas da rede no Brasil por R$ 9,50

Outback volta com Festival de Ribs e seu hambúrguer de costela

Ribs Bloomin' Burger, Ribs Fries e Ribs Fire Bites entram para o menu de todos os restaurantes da rede no Brasil