Guia da Semana

Por Marcela Besson

Cerca de 8 mil quilômetros de litoral enchem o Brasil de belas paisagens. Praias, enseadas, dunas, falésias, ilhas e restingas são "berços" de inúmeras espécies de peixes e frutos do mar. Ficou com água na boca e com vontade de dar um mergulho? Bem, pelo menos uma das coisas você pode fazer sem precisar ir para a praia: comer! Os restaurantes especializados em servir peixes e frutos do mar são um sucesso no verão da capital paulista.

Com os restaurantes de comida natural não é diferente. Segundo Nair Teodoro, gerente do restaurante Alternativa Casa do Natural, o número de clientes chega a aumentar cerca de 20% nessa época do ano. Os peixes e frutos do mar são alimentos leves e de harmonização perfeita com a estação. Para correr atrás dos clientes, a maioria das casas não especializadas no gênero garantem ao menos uma opção dessas delícias no cardápio.

Afora os tradicionais salmão, robalo e linguado, a grande estrela deste verão são as ostras. Ricas em zinco e agentes poderosas na proteção do sistema imunológico, elas dão um gosto exótico ao nosso verão. Uma dúzia do molusco tem o mesmo valor nutritivo que 100 gramas de carne vermelha, com a vantagem de possuir quase zero de gordura. Dentre as novidades, o restaurante francês Félix Bistrot ousou e preparou para essa temporada o Tartare de Melão com Ostras. A casa francesa Crêpe de France, que promete manter esse bichinho esquisito em seu cardápio permanente, apresenta uma boa combinação: ostras com sidra gelada.

E quem diria! Tem até churrascaria pegando leve neste verão. O Boizão Grill, autêntica casa gaúcha, aposta num bufê com 65 tipos de saladas, opções de frutos do mar e lança agora as Patinhas de Caranguejo. Chamada de muslito, a novidade é servida à milanesa acompanhada do tradicional molho rose.

Atualizado em 7 Ago 2012.