Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Depois das Ceias...

É hora de voltar à alimentação normal.

Foi aproximadamente uma semana de farra gastronômica. Desde o Natal até o Réveillon. Muitas castanhas, pratos e pratos de arroz, farofa, peru, pernil, tender, com osso, sem osso. Para descer tudo isso, muita bebida alcoólica e refrigerante. Agora, bate a preocupação com os quilinhos a mais e também com aquela sensação de inchaço causada pelo excesso de consumo de alimentos gordurosos.

O ideal neste momento pós-Ceias é retornar à alimentação normal que você mantinha antes de se esbaldar com todos estes pratos típicos de fim de ano. É o que garante a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva, diretora do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Antes, porém, uma ressalva. Muita gente costuma dizer que irá começar uma "dieta de desintoxicação". Mas, será que comer muito deixa alguém intoxicado? A resposta é não! A médica explica que "as toxinas são substâncias produzidas por agentes patogênicos, principalmente por bactérias, que eventualmente podem contaminar alimentos". Esta é, segundo ela, a única forma de alguém se contaminar por conta da alimentação.

O que existe é apenas ganho de peso, inchaço pelo abuso durante a ceia e aquela dor na consciência por ter passado dos limites. "Nenhuma dieta ´limpa´ o organismo porque ele não está sujo. Só há excesso de produtos gerados com o metabolismo celular e esses são normalmente eliminados pelo organismo. Nenhuma dieta elimina toxinas, simplesmente porque não há toxinas a serem eliminadas", reforça a diretora do Citen.



Qual é a solução?
Radicalismo é palavra proibida neste momento. Não adianta fazer a chamada "compensação". De nada irá adiantar ficar em jejum por um dia ou apenas tomar sopas durante uma semana. O correto é dar preferência a alimentos como frutas, saladas e, principalmente, reduzir a quantidade de comida.

A nutricionista Patrícia Davidson Haiat, diretora da Nutconsult, comenta que "para promover um repouso aos órgãos que tanto trabalharam para processar todos este alimentos (fígado, pâncreas e estômago), o ideal é uma dieta com bastante líquido".

Água, água de coco, sucos são importantes nestes primeiros dias do ano. Principalmente se você abusou nas bebidas alcoólicas.

Suco anti-inchaço

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Alta atividade diurética! Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias, o que é um efeito benéfico à saúde.



Ingredientes

Suco de 1 limão da pérsia;
3 xicaras de chá de melancia picada;
10 folhas de capim cidreira fresco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.


Quanto às refeições, o ideal é optar por um cardápio light. Receitas com peixes e frutas secas, por exemplo, auxiliam no combate ao colesterol. Unanimidade entre os endocrinologistas, as fibras podem e devem ser consumidas à vontade. Patrícia também afirma que o chamado "enterro de ossos", aqueles pratos feitos com o que sobrou das duas Ceias, não é recomendado.



Confira algumas receitas leves para esta época do ano



Para voltar à velha forma
Todo mundo sabe como é difícil para se perder um quilinho. São necessárias horas de caminhada, corrida ou academia para ver o resultado na balança. Mas, quando se trata de ganhar peso, bastam uns míseros docinhos para o ponteiro disparar. Nesta época do ano, então, é melhor passar longe dela.

Assim, o Guia da Semana fez um cálculo aproximado de quanto você pode ter ingerido de calorias em apenas uma noite. Depois do susto, recomponha-se e sigas as dicas de onde você pode queimar todas elas. Afinal, logo, logo vem o carnaval e você vai precisar estar novamente com a barriguinha no lugar.



Em um Ceia

Cerveja - 1lata - 147 cal
Refrigerante - 1 lata - 137 cal
Tender - 4 fatias (100g) - 210 cal
Nozes - meio pacote - 674 cal
Peru - uma coxa média -124 cal
Peru - Peito/100gr. - 184 cal
Champagne - 1 taça - 85 cal
Rabanada - quase toda a bandeja -300 cal

Total: 1861 calorias

Opções para queimá-las

Squash - 900 cal
Bike Indoor - 900 cal
Natação - 400 cal
Hidroginástica - 410 cal
Correr - uma hora - 670 cal
Caminhada Rápida - 360 cal
Bicicleta - 400 cal
Tênis - 522 cal
Futebol - 700 cal
Dançar - 350 cal


Calorias para uma hora de atividade



Participe! Envie sua sugestão de matéria sobre gastronomia: [email protected]




Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante Abbraccio aposta em Festival de Lula para os dias quentes do verão; saiba tudo!

Restaurantes