Guia da Semana

Em homenagem aos 460 anos da cidade, um levantamento mostrou os tipos de vinhos preferidos de quem vive em São Paulo. A pesquisa feita pelo Sonoma, site de curadoria de vinhos e gastronomia, mostrou que os vinhos tintos são os mais apreciados pelos paulistanos.

+ 6 vinícolas nacionais para visitar e degustar um vinho recém-saído do barril
+ Saiba como harmonizar pizzas e vinhos
+ Saiba mais sobre vinhos e seus benefícios


A uva Cabernet Sauvignon (foto) por muito tempo foi a preferida da cidade, porém, nos últimos anos os Malbecs têm sido apreciados ainda mais pelos paulistanos. O rótulo mais pedido em São Paulo é o tinto Milcampos Viñas Viejas 2010, que conquistou 94 pontos do crítico de vinhos Robert Parker. O tinto licoroso Porto Taylor’s First Estate Reserve e o rosé Crane Lake White Zinfandel 2011 estão em segundo e terceiro lugar.

O consumo da bebida no Brasil tem crescido e quem lidera é a região sudeste, com 61% do total de vinhos consumidos no país. E, segundo pesquisa da Wine Intelligence, a cidade de São Paulo lidera este ranking, com 29%.

O levantamento do Sonoma mostra também que o país que mais fornece vinhos à cidade de São Paulo é o Chile. O motivo é a Carménère, uva mítica que foi extinta na França e anos depois ressurgiu no Chile, e conquistou seu espaço na capital paulista. Essas uvas têm características semelhantes, que mostram o gosto dos paulistanos por vinhos tintos, de um vermelho intenso, com sabor de frutas vermelhas, taninos aparentes, encorpados e potentes.

O consumo nas regiões

Outro dado interessante é o consumo da bebida por zonas de São Paulo. A zona Sul é a que mais comprou, com 40% dos pedidos de São Paulo, em seguida está zona Oeste (30%), Centro (18%), Leste (7%) e Norte (5%).

Por Marina Marques

Atualizado em 24 Jan 2014.