Guia da Semana

Foto: Getty Images


O período de festas de final de ano reserva um grande desafio para quem deseja manter uma dieta saudável e com poucas calorias. Com a correria que antecede o Natal e o Ano Novo, mesmo quem planejou entrar 2011 com uma ceia mais integral e orgânica acaba tendo que se render àquilo que tem à mão, partindo para o mais tradicional. Geralmente, isso significa excesso de carnes, gorduras ricamente distribuídas em deliciosos panetones, pães e doces e, é claro, a tentação dos licores, vinhos e espumantes. E, mesmo quando a gente consegue planejar em nossa própria casa um cardápio mais naturalista, visitar amigos e parentes muitas vezes nos obriga a saborear muita coisa no impulso de agradar o anfitrião.

Se os quilinhos a mais na balança dão notícia dos excessos que cometemos na hora da ceia, o aspecto mais pernicioso não aparece exatamente na balança, mas, sim, nos sintomas de mal estar, indisposição, dores de cabeça, gases e mau funcionamento do intestino - queixas que são comuns quando passa o período das confraternizações. Saiba que não vale a pena investir apenas em manter o peso ideal: o mais importante é permitir que seu organismo possa trabalhar no sentido de desintoxicar-se de tudo aquilo que fez mal. Comer demais não é bom - acarreta esforço a todos os órgãos envolvidos na digestão. Daí a importância de cuidar da energia vital, e fazemos isso corrigindo o trabalho desses órgãos com uma dieta purificadora. Recomendo que experimente essa dieta que faz sucesso entre meus alunos de ioga: não se esqueça de tomar pelo menos dois litros de água todos os dias, e incluir pelo menos meia hora de exercícios físicos todos os dias. Verá que os resultados são excelentes!

A dieta deve ser consumida durante cinco dias, sem interrupção. Nesse tempo, não tome leite, não coma alimentos gordurosos como queijos, embutidos ou frituras, e não coma doces. Evite as carnes de qualquer tipo. Escolha alimentos leves, de fácil digestão, e corte totalmente o álcool. A dieta consiste em um suco especial para ser tomado pela manhã em jejum, antes do café, um chá desintoxicante para ser tomado à tarde, e uma sopa para substituir o jantar. São cinco opções de suco e cinco opções de sopa para diversificar sua dieta e não ficar cansativa. Como resultado, o intestino fica superregulado, o fígado trabalha leve, e sua barriga fica sequinha !

Sugestões de sucos para desjejum
1. Bata no liquidificador um talo grande de salsão, o suco de um limão e um copo de água. Beba sem coar.
2. Bata no liquidificador meia beterraba pequena com quatro morangos e um copo de água. Beba sem coar.
3. Tome um copo de chá de erva cidreira com suco de um limão.
4. Bata no liquidificador duas folhas de couve fresca, e adicione uma colher de mel. Coe antes de tomar.
5. Bata no liquidificador um talo grande de salsão, um pedaço de gengibre fresco e uma colher de mel. Tome sem coar.

Receita do Chá da Tarde
- Em uma xícara, coloque um saquinho de chá de boldo e um saquinho de chá de carqueja e tome antes do lanche da tarde.

Sugestões de sopas
1. Cozinhe uma beterraba pequena, junto com temperos de sua preferência. Bata no liquidificador. Depois de pronta, polvilhe um pouco de páprica doce, e adicione uma colher de iogurte fresco.
2. Cozinhe três folhas de couve picada junto com uma xícara de abóbora de qualquer tipo cortada em cubinhos. Tempere a seu gosto. Na última fervura, acrescente uma ou duas fatias de limão siciliano.
3. Creme de abóbora e cenoura: cozinhe duas xícaras desses dois legumes cortados em cubinhos e bata no liquidificador com temperos a seu gosto.
4. Cozinheuma xícara e meia de abóbora em cubinhos e bata no liquidificador. Volte para a panela, e acrescente uma colher pequena de gengibre ralado, shoyu e uma pitada de açúcar.
5. Creme de tomate: cozinhe dois tomates sem pele com uma xícara de cenoura em cubinhos. Bata no liquidificador, volte para a panela e tempere a seu gosto.

Quem é a colunista: Musicista new age, dançarina espiritual, yoguini e pesquisadora de arte oriental.

O que faz: Produz CDs autorais de fusão de MPB com música indiana e árabe, realiza performances de dança do ventre como meditação, e dirige seu estúdio na Vila Madalena com cursos regulares nas áreas de Mantras, Chakras e Dança do Ventre. .

Pecado Gastronômico: Cerveja belga e champagne sofisticada.

Melhor lugar do mundo: Deserto do Novo México e Golden Temple, no Punjab.

O
que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Eu mesma, sempre!

Fale com ela: [email protected], veja seu site e seu blog.

Atualizado em 7 Ago 2012.