Guia da Semana

Por Roberta Nomura

Massas, carnes, comida japonesa e frutos do mar. Os restaurantes da capital mineira oferecem variedades para agradar a todos os paladares. Para transformar o Dia das Mães em uma data especial, o Guia da Semana preparou algumas dicas para o badalado almoço de domingo.

Conhecida nacionalmente como uma das mais tradicionais, a culinária mineira dispensa qualquer apresentação. Feijão tropeiro, tutu e leitão à pururuca. Todas estas receitas típicas podem ser encontradas no Xapuri. Considerado o melhor restaurante do segmento, a casa possui ambiente típico de grande fazenda e os pratos são preparados à moda antiga, em um fogão à lenha, que pode ser visualizado pelos clientes. Outra opção é o Maria das Tranças, que possui dois endereços, um no Savassi e outro no bairro São Francisco.

Quem prefere fugir do tradicionalismo e provar o melhor da cozinha italiana em um ambiente sofisticado, o lugar ideal é o Vecchio Sogno. Além das massas, a casa possui em seu cardápio misturas das culinárias brasileira e internacional. Com toda a variedade de ingredientes, sabores e aromas, o local foi eleito como o melhor restaurante da capital mineira.

Para as mamães carnívoras, o que não faltam são opções. A Adega do Sul possui 26 opções de carne como a picanha e a costela no bafo, mas serve também peixes e saladas. Com uma decoração requintada e uma bela vista, a melhor churrascaria da cidade, Porcão, conta com rodízio de 30 tipos de carnes, além de bufê de frios, sushis e pratos quentes.

Aos orientais ou apreciadores de sua culinária, as três unidades do Rokkon oferecem o melhor da cozinha japonesa e um ótimo atendimento. O grande atrativo da casa é a robata, que serve para grelhar os alimentos.

O almoço é comemorativo, mas a mãe quer algo leve e simples. O endereço certo é o Badejo. Famosa por seu pescado, a casa tem estilo de praia e apresenta uma versão mineira da moqueca capixaba.

Se a intenção é fugir dos pratos preparados em dias comuns, a dica é provar um dos mais de 40 sabores das redondas do Piú Pizza e Birra. Além das tradicionais opções salgadas, a casa possui pizzas doces, como a recheada com creme nocciola (avelã com chocolate) e sorvete de creme.

Atualizado em 7 Ago 2012.