Guia da Semana

Dicas de como não engordar em época de festas juninas

Segundo nutricionista, dá pra comer de tudo, mas com moderação. Veja algumas dicas!.

Os meses de junho e julho são uma festa só! Nos colégios, paróquias, clubes, na academia, ou até mesmo na família, as festas juninas (e julinas!) fazem sucesso. Com tanta comida boa, é difícil alguém dispensar esse tipo de comemoração. Tem canjica, pipoca, arroz doce, bolo de milho, paçoca... E como comer tudo isso sem afetar a balança?

+ Veja algumas receitas típicas de festas juninas para fazer em casa
+ Acesse a página especial de Festa Junina do Guia da Semana

Segundo a nutricionista funcional Chris Vitola, o ideal é encarar a festinha como um lanchinho, e não como uma refeição. “Alimente-se de forma saudável e equilibrada antes de ir para a festa. Assim com certeza você comerá menos, e não vai querer atacar tudo!”, explica.

comidas nas festas juninas

Apesar das inúmeras guloseimas que ficarão disponíveis na mesa, a especialista também dá dicas de como fazer escolhas mais saudáveis. “O milho verde é rico em vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes para prevenção de doenças oculares; o pinhão é fonte importante de energia, cálcio, fosfato e proteínas, e até mesmo um espetinho de carne é aconselhável, ao invés de exagerar nos doces típicos”.

milho verde nas festas juninas

Para aqueles que acham que a pipoca é leve e pode comer à vontade, fique atento: apesar de a pipoca ser rica em antioxidantes, fibras, magnésio e fósforo, 50g de pipoca salgada, feita com óleo e sal, contém, em média, 200kcal.

E o quentão e o vinho, como ficam? Passar uma festa junina sem eles é praticamente impossível. A dica da Chris é optar pelo vinho em pequena quantidade, que é bem mais saudável. “O quentão ou vinho quente (o nome muda conforme a região) se torna um vilão para quem luta contra a balança, pois na maioria das vezes é acrescentada uma grande quantidade de açúcar”.

quentão nas festas juninas

Que tal saber a média de calorias de outros alimentos típicos das festas juninas? A Chris passou alguns valores. Confira!

:: paçoca (unidade de 30g): 114 cal
:: arroz doce (50g): 115 kcal
:: milho verde (50g): 60 kcal
:: canjica doce (50g): 115 kcal
:: um pedaço médio de bolo de fubá: 160 kcal
:: pé de moleque (50g): 210 kcal
:: uma porção de amendoim salgado: 250 kcal

Dadas as dicas, agora é com você! Aproveite as festas, dance bastante, envie bastante "correio elegante", mas coma com moderação!

Atualizado em 29 Mai 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Amor aos Pedaços lança opções integrais; saiba mais!

Quem procura uma alimentação mais equilibrada também vai se deliciar com os bolos da casa

6 restaurantes comandados por ex-participantes do ‘MasterChef’ que você precisa conhecer em SP

Ex-participantes abriram suas próprias casas com opções deliciosas no cardápio

Luz, Câmera, Burger! cria lanche em homenagem ao Dia do Bacon; saiba mais!

Dia do Bacon é comemorado em 31 de agosto e hamburgueria criou receita especial

Bráz Elettrica inaugura unidade no Baixo Augusta; saiba mais!

Localizada na Rua Antônio Carlos, a casa contará com pizza exclusiva desenvolvida por Anthony Falto e Paul Cho

Sush1 e UberEats oferecem combinado de sushi em dobro durante o almoço; saiba mais!

Ao pedir um combinado, o cliente recebe dois para dividir a refeição com um amigo

Olive Garden lança promoção para mulheres em seu happy hour; saiba mais!

Todas as quartas-feiras elas poderão curtir o horário estendido do happy hour

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.