Guia da Semana

Dicas de como não engordar em época de festas juninas

Segundo nutricionista, dá pra comer de tudo, mas com moderação. Veja algumas dicas!.

Os meses de junho e julho são uma festa só! Nos colégios, paróquias, clubes, na academia, ou até mesmo na família, as festas juninas (e julinas!) fazem sucesso. Com tanta comida boa, é difícil alguém dispensar esse tipo de comemoração. Tem canjica, pipoca, arroz doce, bolo de milho, paçoca... E como comer tudo isso sem afetar a balança?

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Segundo a nutricionista funcional Chris Vitola, o ideal é encarar a festinha como um lanchinho, e não como uma refeição. “Alimente-se de forma saudável e equilibrada antes de ir para a festa. Assim com certeza você comerá menos, e não vai querer atacar tudo!”, explica.

comidas nas festas juninas

Apesar das inúmeras guloseimas que ficarão disponíveis na mesa, a especialista também dá dicas de como fazer escolhas mais saudáveis. “O milho verde é rico em vitamina A, luteína e zeaxantina, importantes para prevenção de doenças oculares; o pinhão é fonte importante de energia, cálcio, fosfato e proteínas, e até mesmo um espetinho de carne é aconselhável, ao invés de exagerar nos doces típicos”.

milho verde nas festas juninas

Para aqueles que acham que a pipoca é leve e pode comer à vontade, fique atento: apesar de a pipoca ser rica em antioxidantes, fibras, magnésio e fósforo, 50g de pipoca salgada, feita com óleo e sal, contém, em média, 200kcal.

E o quentão e o vinho, como ficam? Passar uma festa junina sem eles é praticamente impossível. A dica da Chris é optar pelo vinho em pequena quantidade, que é bem mais saudável. “O quentão ou vinho quente (o nome muda conforme a região) se torna um vilão para quem luta contra a balança, pois na maioria das vezes é acrescentada uma grande quantidade de açúcar”.

quentão nas festas juninas

Que tal saber a média de calorias de outros alimentos típicos das festas juninas? A Chris passou alguns valores. Confira!

:: paçoca (unidade de 30g): 114 cal
:: arroz doce (50g): 115 kcal
:: milho verde (50g): 60 kcal
:: canjica doce (50g): 115 kcal
:: um pedaço médio de bolo de fubá: 160 kcal
:: pé de moleque (50g): 210 kcal
:: uma porção de amendoim salgado: 250 kcal

Dadas as dicas, agora é com você! Aproveite as festas, dance bastante, envie bastante "correio elegante", mas coma com moderação!

Atualizado em 29 Mai 2014.

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