Guia da Semana

Você se considera uma pessoa apaixonada por iogurte? É daqueles que vira e mexe devora um no meio do expediente? Pois saiba que o iogurte é uma ótima fonte de cálcio e traz inúmeros benefícios para a saúde do seu organismo. Além disso, ele ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, substâncias importantes para o metabolismo. Isso sem contar que as chamadas “bactérias do bem” contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção para o bom trânsito intestinal.

+ Saiba como amenizar os efeitos da TPM com a alimentação
+ Veja quais são os mitos e verdades sobre a gelatina

O iogurte ajuda nosso organismo de várias formas. Auxiliam na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, nutrientes importantes para o metabolismo, e contribui para reforçar o sistema imunológico, retardando o envelhecimento. Além de contribuir para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso. E a vitamina A presente, no alimento, melhora a saúde da pele, visão, unhas e cabelos. Já as vitaminas do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células. As bebidas podem ser ainda mais nutritivas se misturadas com as frutas, mel e cereais.



Embora os nomes sejam claramente distintos nas respectivas embalagens, as diferenças entre as várias formas de apresentação do iogurte não são óbvias, pois as embalagens são muito parecidas e os ingredientes praticamente os mesmos. Entretanto, apesar de semelhantes, a composição tem diferenças importantes. Diante da variedade de iogurtes nos supermercados, fica difícil saber qual a melhor opção de acordo com os seus objetivos. Para te ajudar na escolhas fizemos uma lista com algumas informações.

Iogurte natural
não tem adição de qualquer substância além das culturas microbianas e do leite como proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Há inúmeras versões desse iogurte como as com mel e suco de frutas. Esse tipo de iogurte tem a consistência um pouco mais firme, o sabor é suave e ideal para comer puro, com salada de frutas ou na preparação de molhos para saladas e recheios.

Iogurte desnatado tem os mesmos benefícios que o iogurte natural, mas com a vantagem de ter menos gordura na sua composição. Com isso, tem o valor calórico menor. Com essa quantidade menor de gordura, é recomendado não só a quem procura emagrecer, mas também aos que estão de olho nos níveis do colesterol.

Iogurte fermentado embora não venha descrito nas embalagens vocês devem saber que todos os tipos de iogurte são fermentados, mas os que levamo leite fermentado” possui quantidade mais concentrada dessas bactérias e auxiliam a recompor a saúde intestinal. Acredita-se que sejam capazes até de prevenir determinados tipos de câncer no estômago e no intestino. Os benefícios do iogurte estão diretamente ligados ao aparelho digestivo, regulando o intestino e combatendo também prisão de ventre é por isso é também considerado um alimento funcional.

Bebida láctea a quantidade de proteínas presente é significativa, e tem valor nutricional e calórico inferior ao iogurte. Assim, o iogurte pode ser considerado mais saudável, já que quando nos propomos a consumi-lo não estamos pretendendo consumir soro ou amido de milho que são os ingredientes que são adicionados na bebida láctea, e sim uma boa quantidade de bactérias benéficas e proteína de boa qualidade ao nosso organismo.

Para os leitores que estão querendo perder uns quilinhos e se animaram com o baixo valor calórico da bebida láctea, mas fica a dica que também é muito inferior em qualidade, pois quando pensamos em emagrecimento pensamos em mudança de hábitos, se o indivíduo não consome alimentos saudáveis ele engorda, ao passar a consumir alimentos saudáveis ele tende a manter o corpo com uma melhor distribuição. Agora que conhece a diferença entre esses produtos você pode fazer sua escolha.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 25 Dez 2013.