Guia da Semana

Na balada, os coquetéis com vodka são um dos mais pedidos. Não é para menos. A bebida é leve e seu sabor único acentua o gosto dos sucos, pedaços de frutas, licores variados, refrigerantes e bebidas energéticas. O Guia da Semana conversou com bartenders de algumas casas noturnas e revela as receitas das bebidas com vodka mais pedidas na balada.

Na Alley Club, de São Paulo, a caipiroska é a mais pedida, seguida da famosa Sex on the Beach. A bartender Kátia Sayuri Senda revela as receitas e ingredientes:

Caipiroska
Cubos de gelo
Limão
Açúcar
100 ml de vodka

Primeiro, corte o limão da maneira que desejar, em rodelas ou pedaços, coloque-o no copo e amasse-o com açúcar. Em seguida, adicione quantos cubos de gelo quiser. Depois, acrescente a vodka. Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira, para misturá-los de maneira mais uniforme, e sirva em seguida.

Sex on the Beach
Cubos de gelo
50 ml de vodka
25 ml de licor de pêssego
15 ml de grenadine
Suco de laranja para completar

No copo, comece colocando o gelo. Depois, acrescente a vodka, o licor de pêssego, a grenadine e, por fim, adicione suco de laranja, coloque um canudo e sirva.

Na Royal, de São Paulo, além das bebidas acima, outras que fazem muito sucesso são a Apple Martini e a Shaya Martini, que são criações exclusivas da casa. O chefe do bar Lu Pim ensina a fazer.

Apple Martini
60 ml de vodka
Açúcar
Gelo
15 ml de licor de maçã verde
20 ml de xarope de maçã verde
15 ml de suco de limão
6 uvas itália

Amasse as uvas com açúcar em uma coqueteleira. Em seguida, adicione a vodka, o licor e o xarope de maçã verde e o suco de limão. Bata tudo para ficar bem uniforme e sirva.

Shaya Martini
60 ml de vodka
20 ml xarope de lichia
15 ml de suco de limão siciliano
15 ml de triple séc (um tipo de licor de laranja)
Gotas de xarope de cranberry
4 lichias

Amasse as lichias com açúcar na coqueteleira. Depois, acrescente a vodka, o xarope de lichia, o suco de limão, o triple séc e as gotas de xarope de cranberry. Agite tudo e sirva em seguida.

Atualizado em 7 Ago 2012.