Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org

Há alguns meses comentei sobre uma rede colombiana que conheci numa viagem ao país. Ela chamou minha atenção por diversos motivos. O primeiro é que, em todo lugar que eu fosse, encontrava uma casa deles. Os outros foram a enorme variedade do cardápio e sua qualidade, além, claro, da minha paixão por crepes.

Voltei ao Brasil e não pude deixar de citar a Crepes & Waffles em uma das crônicas, confesso, com uma ponta de saudade. Saudade que pude matar recentemente, pois a rede acaba de se instalar no Brasil.

Criada em meados de 1980 na capital colombiana, a Crepes & Waffles cresceu rapidamente. Atualmente conta com cerca de 80 casas por todo o país, e ainda marca presença no México, Espanha, Venezuela, Panamá, Peru e Equador.

Mesmo quem não visitou a Colômbia, talvez a conheça, já que uma das lojas fica justamente no aeroporto de Bogotá. Uma ótima pedida se alguém fizer escala no aeroporto e quiser optar por algo leve e saboroso.

A casa, recém-inaugurada no Shopping Vila Olímpia, segue a mesma linha das originais. Muita madeira na decoração e o atendimento feito apenas por mulheres. No extenso cardápio, a especialidade são os crepes e waffles, que dão nome à casa, mas há opções como sopas, massas, sanduíches e sorvetes, além de um balcão de saladas, tipo buffet.

Pelo que me lembro, o cardápio é bem parecido com o original colombiano. Talvez tenha uma ou outra substituição. Senti falta, por exemplo, dos deliciosos sucos feitos com as frutas típicas da Colômbia. Mas isso é compreensível, pois provavelmente encareceria demais o valor final.

Minha dica é que você deixe as demais opções e se esbalde nos crepes e waffles. São tantos sabores e coberturas diferentes que você terá de voltar várias vezes para experimentar todos eles. O pecado é que os preços aqui são mais salgados que na Colômbia.

Na minha visita, não pude deixar de pedir o de Brie, Mozzarella, Taleggio e Cebola Caramelada, e o de Alcachofra com molho de Champignon, ambos excelentes. O de Strogonoff - que na Colômbia é chamado de Stroganoff - também vale cada garfada.

Se você gosta de crepes sem molhos, como eu, atenção a determinados sabores. Alguns deles - como os de curry ou champignon - chegam com uma quantidade razoável de molho. Nada que desmereça o crepe, mas eu prefiro o meu sequinho, com aquela massinha crocante.

Depois de saborear seu pedido, não se preocupe se você ainda sentir um gostinho de quero mais. Contenha-se e peça a carta de sobremesas, que é tão grande quanto a de crepes. São sorvetes, crepes doces e waffles que fazem qualquer um pensar que a gula é uma dádiva, e não um pecado.

Portanto, esqueça por um instante de todos os pecados anteriores e mergulhe nos seus sabores prediletos. Se depois de tudo bater uma culpa, abandone a escada rolante e desça os infindáveis andares do shopping até o térreo pela escada normal. Não garanto que você irá emagrecer, mas sua consciência vai chegar leve, leve.

Crepes & Waffles
Shopping Vila Olímpia - SP
Contato: (11) 3047 6268

Leias as colunas anteriores de Marco Esteves:

Fora de São Paulo

Novos Aromas

Panetones, vinhos...

Quem é o colunista: Marco Esteves, sempre o personagem de alguma crônica gourmet.

O que faz: É jornalista e redator publicitário.

Pecado gastronômico: quem nunca cometeu nenhum, que atire a primeira jaca.

Melhor lugar do Brasil: Depois que visitar todos, eu decido.

Fale com ele: [email protected]


Foto colunista: Alexandre Cappi / BrStock

Atualizado em 7 Ago 2012.