Guia da Semana

Foto: Getty Images

Se nós comêssemos e bebêssemos somente para "matar" a fome, poderíamos simplesmente comer qualquer coisa sem nos preocuparmos com variedade, sabor, textura, apresentação e tempero. Mas nós esperamos muito mais dos alimentos que compõem uma refeição que, aliás, têm uma função social muito presente na vida das pessoas.

É fácil perceber isso quando estamos em reuniões de negócios em restaurantes, ou uma boa happy hour em um barzinho, cheio de gente animada e descontraída. Quer coisa melhor depois de um dia estafante de trabalho? Ou então, depois de uma semana inteira de atividades?

Em qualquer chá-bar, chá de bebê, de panela, reuniões de amigos, festas, etc, não há como não ter uns comes e bebes para serem degustados. Afinal de contas, esses encontros ocorrem normalmente em horários alternativos ao trabalho, ou seja, em horas que só queremos saber de descontrair e comer!

Agora, como nem tudo são flores, é fácil imaginar também que existe um lado negativo para isso: as pessoas que têm vida social muito agitada, geralmente têm que se controlar um pouco mais, já que comidinhas e bebidinhas, que na maioria das vezes são compostas por alimentos nem um pouco saudáveis, acabam passando despercebidas por quem é mais distraído e, quando essa pessoa se dá conta, já pode ter devorado uma família inteira de salgadinhos e cia.

Por isso, aqui vai uma dica para quem sempre está "brigando" com a balança e tem vida social a ser considerada: antes de ir a uma reunião dessas cheias de coisas apetitosas, coma alguma coisa que te agrade e que seja leve, mas também que diminua sua fome.

Quer exemplos? Biscoitos sem recheio, pão integral, frutas, frutas secas, castanhas, nozes, cereais, barras de cereais. Todos esses alimentos geralmente são ricos em fibras e, portanto, "enganam" a fome, fazendo com que você não corra o risco de esquecer o que está comendo na hora do encontro de tanta fome que poderá ter se estiver com o estômago vazio.

Agora fique atento: não vale se empanturrar de qualquer coisa só para enganar a fome, pois dessa maneira você estará enganando somente a si mesmo.

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Moda em todo o mundo

Será que vicia?


Salgado e "salgado"

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.