Guia da Semana

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Seja logo de manhã ou após as refeições, o café já faz parte do dia a dia dos brasileiros. Considerada uma paixão nacional, de acordo com pesquisas feitas pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), a bebida é consumida por 97% da população do Brasil, sendo que nove entre dez pessoas, com idade acima dos 15 anos, tomam café diariamente. E, como não poderia ser diferente em um país cheio de festas e comemorações, a bebida ganhou uma data especial no calendário brasileiro de eventos: 24 de maio, Dia Nacional do Café.

Comemorada desde 2005, a celebração motiva ações comemorativas em cooperativas, cafeterias, indústrias, exportadores, comércio e varejos de todo o país. A ideia surgiu na Abic com o intuito de criar uma mobilização nacional para homenagear o café, já que, de acordo com dados da empresa, o Brasil possui o segundo maior mercado consumidor mundial do grão, uma vez que os maiores consumidores mundiais são os Estados Unidos. Além disso, a data marca o início da colheita, que começa em maio em grande parte das regiões produtoras.

Segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, com o passar dos anos, a comemoração ganhou força e foi incorporada por várias empresas do setor, como supermercados e cafeterias, que promovem diversas atividades para festejar a data. "A cada ano, o número de casas de café e redes varejistas que fazem alguma ação nesse dia é mais significativo. Em 2009, inúmeros estabelecimentos das grandes capitais realizaram algum tipo de evento e destinaram o dinheiro da venda do café expresso a entidades beneficentes", diz.

Comemorações

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O Museu do Café, em Santos (SP), comemorou o Dia Nacional do Café com artes e degustação

Para celebrar o Dia Nacional do Café, em 24 de maio, casas como Armazém do Café, do Rio de Janeiro, Café do Porto, de Porto Alegre, Café Kahlua, de Belo Horizonte e Suplicy Café, de São Paulo, promoveram eventos especiais e destinaram a renda obtida para alguma entidade assistencial ou programa social. O Armazém do Café doou o valor adquirido com a venda dos cafezinhos ao projeto Pró Criança Cardíaca, que fornece assistência à criança cardíaca carente.

A cafeteria porto-alegrense Café do Porto festejou com o Dia do Expresso Feliz, que já acontece há 8 anos no local, desde quando a data ainda não era comemorada oficialmente. Nesse dia, todo lucro da casa é revertido para a Casa do Menino Jesus de Praga, instituição filantrópica que abriga mais de 40 crianças com lesão cerebral grave, provenientes de famílias carentes ou desestruturadas da região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com a proprietária da rede Café do Porto, Ana Cláudia Bestetti, nesta edição foram vendidos 567 cafés expressos."Cada ano o evento ganha mais corpo e é mais difundido. Desta vez, a foi repercussão muito grande. Conseguimos fechar diversas parcerias e vários ônibus de Porto Alegre divulgaram o Dia do Expresso Feliz", gaba-se Ana Claúdia.

E como o Museu do Café de Santos (SP) não poderia ficar de fora dos festejos, fez uma homenagem ao produto que foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico brasileiro. Neste ano, o museu organizou uma programação especial, com exibição de documentário, degustação e música ao vivo, entre outras atividades.

Importância nacional

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Para Herszkowicz, o evento ganhou um caráter social e resgatou o valor histórico e cultural do grão. "As comemorações do Dia Nacional do Café geraram o aumento de informações sobre o café e resgataram uma grande importância que, na verdade, ele sempre teve, seja na história, na arte, na economia ou na arquitetura", afirma.

Outro evento de destaque que acontece todo ano na capital paulista é o Espaço Café Brasil, uma das principais feiras de café no país, cujo objetivo é desenvolver o mercado do setor e incentivar o consumo de seus produtos. Este ano, o Expo Center Norte recebe, entre 15 e 18 de junho, a 4ª edição da feira, que oferecerá palestras sobre o mercado cafeeiro, entre outras atrações.

De acordo com o diretor executivo da Abic, eventos com uma dimensão nacional mostram que o mercado de café no Brasil é maduro e está em crescimento. "O Brasil é o maior produtor de café do mundo e, por isso, possui um mercado que comporta ações interessantes, nas quais a paixão pelo café aparece de forma voluntária, uma vez que pessoas e empresas se dedicam a essa data comemorativa e oferecem ao público consumidor atrações festivas", comenta Herszkowicz.


Atualizado em 7 Ago 2012.