Guia da Semana

É tempo de morango

Nesta época do ano, a fruta é a atração em restaurantes e doçarias da cidade.

Por Raquel Maldonado

Amor aos Pedaços
Bolo de coco e morangos
Com chantilly, leite condensado, coberto com chocolate, com um pouquinho de açúcar ou até mesmo sozinho. Morango é bom de qualquer maneira, e o difícil é resistir a essa deliciosa tentação. A principal fruta da estação é indiscutivelmente uma das mais versáteis e que facilmente combina com outros ingredientes. Nada contra a banana ou o abacaxi, mas o que seria da fondue de chocolate se não fosse o morango ou então qual seria a função do chantilly?

Brincadeiras à parte, a verdade é que o morango é uma fruta "carismática", pois sem muito esforço consegue adeptos por onde passa. O ideal seria comer o ano inteiro, mas o período de mehor safra do morango é entre julho e setembro, ocasião em que reina absoluto nas prateleiras das doçarias, que ficam cheias de opções para os fãs que esperam ansiosamente a chegada do inverno para provar delícias que têm como protagonista o morango. "Sempre gostei da fruta, mas de uns anos pra cá virou vício. Se sei que algum restaurante inventou uma nova sobremesa com morangos, vou conferir na hora", afirma a estudante de gastronomia, Natália Lago.

Brunella
Tortinhas de morango
Durante o resto do ano é possível encontrar a polpa congelada para saciar a vontade, mas o ideal é consumi-lo durante o período de safra, quando está fresquinho, além de apresentar maior qualidade e menor preço. Para não errar ao escolher, atente para a aparência: a fruta deve estar vermelha, firme e brilhosa e as folhas bem verdes e durinhas. Com essas características, o sucesso está garantido.

Para provar a versatilidade do morango, o chef do restaurante Canvas bar & grill, Yvan Didelot acaba de incluir no menu uma receita um tanto quanto diferente: Risoto Cremoso de Morango. A nova receita é servida como guarnição de um filé de linguado ao molho de manjericão.

A saúde agradece
Não bastasse ser deliciosa, a fruta também é versátil e apresenta benefícios à saúde. Rica em vitamina C ajuda o organismo a se defender das infecções, a vitamina B5 protege o sistema nervoso e digestivo e o ferro garante a boa formação do sangue. Os diabéticos podem, sem culpa, se render a essa frutinha, que inclusive ajuda a reduzir o colesterol e retardar a absorção de glicose.

Após comer o morango, separe as folhas e faça um chá bem forte. Segundo o fitoterapeuta Carlos Braga, a infusão fortalece o sistema nervoso e ajuda a emagrecer, pois é um excelente diurético.

Algumas cidades costumam promover festas do morango recebendo mais de 100 mil pessoas por evento realizado, sem falar da fartura da fruta in natura a preços bastante convidativos, onde é possível saborear inúmeras iguarias elaboradas à base do tentador morango. E não pára por aí, aos que gostam de animação, há apresentações de música, teatro e dança.

Confira aqui quais serão as próximas festas e festivais do morango em todo o estado de São Paulo.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Novidade: Restaurante Kyokuto, em Pinheiros, aposta em pratos típicos do Japão e Coreia

Rafael Dalla é quem assina o cardápio itinerante

4 restaurantes em São Paulo para comer bem e ainda ajudar refugiados

Conheça casas que oferecem comidas típicas dos lugares de onde seus proprietários vieram

Restaurante no Eataly lança novo cardápio com pizzas gourmet; confira!

Ovos mexidos, pera, quinoa e azeite trufado estão entre os ingredientes inusitados

Casquinha, sundae e milk-shake: Burger King lança linha de sobremesas com creme de avelã; confira!

Novidades já estão disponíveis em todas as lojas da rede por tempo indeterminado

Com pizzas de estilo napolitano e mais de 15 sabores de gelato, Forneria Pellegrini é nova opção gastronômica em SP

Casa no Baixo Pinheiros é opção para os amantes da culinária italiana

KFC lança sanduíche inédito no Brasil; confira!

Com hash brown na lista de ingredientes, o Dirty Louisiana já está disponível em todas as lojas da rede ;)