Guia da Semana

Sucesso em países como Itália, Japão e Estados Unidos, o Eataly vai inaugurar sua primeira unidade na América Latina, em São Paulo. O maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo inaugura sua loja no número 1.489 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek no dia 19 de maio.

O espaço

A loja de São Paulo, a exemplo de todas as unidades do mundo, foi inspirada no primeiro Eataly em Turim, Itália, fundado por Oscar Farinetti, em 2007. Nos 4,5 mil metros quadrados espalhados pelos três pisos da loja em São Paulo, os visitantes poderão provar muitas novidades, saborear vários pratos e comprar muitos produtos, bebidas e vinhos. Em cada país onde chega, o Eataly oferece além de produtos artesanais italianos, os produtos artesanais locais.

O mercado é dividido em 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, que incluem padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella, queijos, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar.

Todos esses produtos não ficam concentrados em uma área, mas distribuídos por todo o local, obedecendo a lógica da proximidade: o hortifrúti fica próximo ao Le Verdure, o açougue perto do La Carne, e assim por diante.

Restaurantes e refeições

A loja de São Paulo trará diversas surpresas brasileiras descobertas em pesquisas realizadas pela equipe por diferentes regiões do Brasil. Ao todo, são sete restaurantes temáticos (Il Crudo, Le Verdure, La Piazza, La Carne, Il Pesce, La Pasta e La Pizza) e um restaurante com bar que é a novidade exclusiva para São Paulo: Brace Bar e Griglia. Em outros pontos de alimentação, encontram-se duas cafeterias (Lavazza e Vergnano), uma gelateria (Il Gelato di Venchi), uma pasticceria (La Pasticceria di Luca Montersino), uma chocolateria (Il Cioccolato Venchi), um bar de sucos de frutas feitos na hora (Bar della Frutta) e um balcão de Nutella.

Le Verdure

La Carne

Il Pesce

La Pizza

Balcão de Nutella

La Scuola

Um dos pilares mundiais do Eataly é o “aprender”. Por isso, faz parte de todas as unidades uma escola de culinária. Em São Paulo, a La Scuola terá 18 lugares e oferecerá aulas, degustações, cursos e encontros com produtores, entre outras atividades. Também será possível usar o local para eventos privados.

O empreendimento aqui no país foi viabilizado pela parceria entre o Eataly Itália (do sócio Luca Baffigo, além do próprio Oscar), os americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), os irmãos Adam e Alex Saper e o Grupo brasileiro St Marche (que opera o Empório Santa Maria e 18 unidades do St Marche Supermercados).

Por Marina Marques

Atualizado em 19 Mai 2015.