Guia da Semana


A Bottarga é preparada com ovas do mugil brasiliense, nome científico da maior Tainha encontrada no Brasil. O peixe vive principalmente em manguezais e se alimenta de algas.

Chamada de forma preconceituosa de caviar dos pobres, pode ser considerada uma deliciosa alternativa ao fino prato, que é feito com as ovas do segundo maior peixe de água salgada do mundo, o esturjão.

Sobre o Festival
Cada um dos chefs participantes do Roteiro Internacional preparou em seu estabelecimento uma ou mais sugestões com a iguaria típica brasileira.

No Trebbiano, Ronaldo Gomes sugere aos clientes um italianíssimo Raviolli de Shimegi ( foto acima). O chef pop Alex Atala, do D.O.M, servirá um menu degustação todo elaborado a partir da bottarga, além de um Creme de Cará, limão, cravo e manjericão. O inventivo Murakami servirá um Kappo Bottarga e um Niguri de Bottarga em seu Kinoshita.

Abaixo, confira a lista dos estabelecimentos participantes. O evento vai até o dia 31 de maio na capital paulista, de onde segue para Belo Horizonte, MG, e em seguida para Montevidéu, no Uruguai.

Azait - Chef Yann Corderon

Trebbiano - Chef Ronaldo Gomes

Kinoshita - Chef Murakami

Mercearia do Francês

Companhia Marinara

D.O.M. - Chef Alex Atala

Cantaloup - Chef Renato Carioni

La Brasserie Erick Jacquin - Chef Erick Jacquin

Vinheria Percussi - Chef Silvia Percussi

Supra - Chef Mauro Maia

Hanadoki

Casa da Fazenda do Morumbi - Chef Vincenzo Vessicchio

Terraço Itália - Chef Giancarlo



***

Ponto de venda
Casa Santa Luzia

A Lefkas Bottarga é uma empresa pioneira na produção de Bottarga DiMuggine Lefkas e comercializa a iguaria no País e exterior. A companhia está instalada em Garopaba, SC.

Atualizado em 7 Ago 2012.