Guia da Semana

Engrossando o caldo

Nada sem graça: as sopas podem ficar, sim, muito mais atrativas.

Novidades: para fazer diferente, vale até sopa fria
Foto: www.sxc.hu

Quem mora sozinho conhece a boa companhia que um prato instantâneo, como os populares miojos [leia aqui uma matéria sobre eles] e as sopinhas em pó, podem proporcionar. Bem-vindas em qualquer época, essas últimas não exigem esforço nem habilidade de quem as prepara: basta misturá-las em uma panela de água fria e levá-la ao fogo ou, mais fácil ainda, acrescentar água fervente em uma caneca cheia do conteúdo dos famosos saquinhos.

Ao contrário do macarrão instantâneo, as sopas semi-prontas, geralmente, são pouco calóricas e usadas não apenas por quem tem preguiça ou pressa por uma refeição rápida; aqueles que optam por uma dieta balanceada, saudável e pouco engordativa também fazem uso delas. "A maioria das sopas instantâneas do mercado possui um valor reduzido de calorias", comprova a nutricionista Márcia Terra, da Herbalife, empresa que, seguindo seu cardápio de alimentos em favor do emagrecimento, apresentou para este inverno duas versões de sopinhas prontas - a de frango com legumes, que tem 60 calorias em cada porção, e a de verduras e legumes, com 90.

O problema de grande parte desses produtos em pó é que muitos aspirantes a perder peso acabam substituindo refeições por eles, o que, como todo excesso, não é nada recomendável. "Pelo seu perfil nutricional, a sopa instantânea não substitua uma refeição convencional", diz a nutricionista, que sugere o consumo das sopas como entradas ou como um lanchinho entre o almoço e o jantar ou na ceia. Além de não possuírem todos os nutrientes necessários para uma refeição, as sopas instantâneas não podem ser consumidas em exagero por outro motivo: em geral, elas têm valores altos de sódio e, por isso mesmo, podem contribuir para a hipertensão arterial.

Shapeworks: sopa que emagrece
Foto: Divulgação / Herbalife
Pensando nisso, as sopas da Herbalife têm baixo teor de sódio e de gorduras insaturadas, sem gordura trans, fibras e, em favor da dieta, proteínas. "A proteína é um elemento fundamental em dieta de redução e controle de peso porque ajuda a controlar o apetite", defende Márcia. Mesmo cheias de nutrientes, fáceis de fazer e de preparo rápido, as sopas instantâneas, por mais modernas e variadas que sejam, não chegam perto do sabor de uma boa canja de galinha - de verdade. "Para variar um pouco mais o sabor, podemos acrescentar alguns alimentos que não vão interferir muito no seu perfil nutricional", explica a nutricionista que lista, em seguida, ingredientes como cebola, cogumelos, beterraba e couve para incrementar os pozinhos [veja as receitas abaixo].

Ingredientes a mais: mais sabor
Foto: www.sxc.hu
Acrescentar palmito, ervilha e milho também é uma boa idéia, desde que se dê preferência aos alimentos in natura e não em conserva - já que, mais uma vez, vão contribuir para o aumento do nível de sódio da sopa. Outra idéia para "fortificar" o caldo é adicionar uma colher de sopa de pó de proteína que, sozinho, não agrega as calorias dos outros nutrientes presentes em alimentos como a carne, por exemplo. Quem gosta de ovo pode, ainda, experimentar quebrá-lo sobre o líquido - ele cozinha com o calor da sopa e a deixa mais cremosa. "Muitas pessoas pensam que o ovo não é uma opção saudável, por conter colesterol, mas alimentos com colesterol e pouca gordura são, sim, saudáveis", adverte.

Independente dos ingredientes, o importante é que sejam usados, de preferência, crus - assim, não têm suas vitaminas, minerais e fibras destruídos pelo cozimento - e adicionados depois que a sopa estiver pronta, ainda bem quente. Para acrescentar esses alimentos, é melhor lavá-los bem e picá-los. "O fundamental é não fugir muito da proposta original da sopa, que é ser uma receita saudável. Se colocamos alimentos ricos em gordura e pobres em fibras, vitaminas e minerais, vamos descaracterizar os principais atributos da sopa", ensina a nutricionista.

DICAS: INCREMENTE A SOPA INSTÂNTANEA
Por Márcia Terra, nutricionista da Herbalife

VERSÃO 1 - NATUREBA
CALORIAS: 99 kcal
Prepare a sopa de frango e legumes conforme as orientações da embalagem e acrescente:
? 3 colheres (sopa) de cogumelos frescos limpos e laminados
? 1 colher (sopa) de ervilha escorrida
? 1 colher (sopa) de quinua em flocos
Mexa bem, espere alguns minutos e sirva.

VERSÃO 2 - SUSTÂNCIA
CALORIAS: 117 kcal
Prepare a sopa de legumes e verduras segundo as instruções da embalagem e adicione:
? 3 colheres (sopa) de couve-manteiga picada bem fininha
? 1 clara de ovo
Coloque a clara de ovo na sopa ainda bem quente e misture rápido. Acrescente a couve, mexa bem, espere alguns minutos e sirva.

VERSÃO 3 - COLORIDA
Prepare qualquer tipo de sopa instantânea da maneira indicada na embalagem. Acrescente, então:
? 2 colheres (sopa) de beterraba ralada
? 2 colheres (sopa) de abobrinha batidinha
? 2 colheres (sopa) de cenoura ralada
Misture os ingredientes, espere alguns minutos e sirva.

VERSÃO 4 - CLÁSSICA
Prepare qualquer tipo de sopa instantânea da maneira indicada na embalagem. Acrescente, então:
? 1 concha pequena de caldo de feijão
? 2 colheres (sopa) de croutons de pão integral
Mexa bem e sirva.


Foto: www.sxc.hu
Mais sopa
Se a preguiça e a pressa são tão grandes a ponto de aderir aos saquinhos de sopa instantânea, o melhor mesmo é preparar um demorado caldo de legumes, um sopão de feijão, uma canja de frango ou um simples creme de mandioca. Como fazer essas receitas não tem segredo - ao menos para quem gosta de cozinhar -, fomos atrás de sopinhas menos usuais e encontramos duas novidades: as de massa folhada preparadas pela Arosa e as frias que, segundo Talitha Barros, chef do Boa Bistrô, podem ser uma das próximas modinhas gourmet. As primeiras ficam com aparência de suflê, mas quando são quebradas, revelam um caldo quentinho e saboroso. Já as segundas são perfeitas como entrada e acompanhamento e, melhor ainda, podem ser consumidas nos dias quentes. Confira as receitas:

SOPA FRIA DE BETERRABA COM TARTAR DE ABACATE
Por Talitha Barros, chef do Boa Bistrô

INGREDIENTES
? 8 beterrabas
? 2 colheres (sopa) de manteiga
? 2 cebolas médias
? 3 xícaras (chá) de água
? 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
? Sal a gosto e raminhos de endro (dill) para decorar
Para o tartar
? 1 abacate maduro bem picado
? 1 cebola bem picada
? 1 maço de salsinha finamente picada
? Suco de 1 limão
? Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

Modo de preparo
Preaqueca o forno em temperatura média (180 graus). Asse as beterrabas envoltas em papel alumínio por, aproximadamente, 1 hora ou até que elas sejam facilmente perfuradas com um garfo. Espere esfriar, descasque e pique as beterrabas. Em uma panela grande, derreta a manteiga e refogue as cebolas até ficarem transparentes. Acrescente a beterraba, a água e aumente o fogo até levantar fervura. Coloque para esfriar em um recipiente com gelo (banho-maria de gelo), bata no liquidificador até ficar lisa e homogênea. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Misture o creme de leite na hora de servir. Para o tartar, misture e os ingredientes, tempere e finalize com a sopa, decorando com raminhos de endro.


SOPA FOLHADA DE BATATA*
Parece suflê, mas é sopa
Foto: Divulgação/ Arosa
Tempo de preparo: 55 minutos
Rendimento: 2,5 litros

INGREDIENTES
? 2 pacotes de massa folhada laminada (300 g)
? 1 ovo inteiro batido para pincelar
? 2 tabletes de caldo de carne
? 1 litro de água
? 6 batatas cozidas e espremidas
? 100 g de bacon picado
? 100 g de lingüiça defumada picada
? 1 cebola picada
? Sal, salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Refogue o bacon, a lingüiça, a cebola e o alho. Acrescente a água, os dois tabletes de caldo de carne e deixe ferver. Junte as batatas cozidas e espremidas e os temperos. Ferva até engrossar e monte a sopa nas terrinas (a quantidade de massa folhada vai depender da quantidade e do tamanho dos recipientes), com a massa folhada por cima. Pincele o ovo sobre a massa e leve para assar.

* Acesse o site da Arosa.


Atualizado em 7 Ago 2012.

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