Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Derreta-se: Bem-casado é a novidade para a Estação na Stuppendo

Parece que nem mesmo os três meses de inverno irão conseguir congelar o mercado de sorvetes no Brasil. Apesar da inevitável queda nas vendas do setor em relação ao verão, é neste período que sorveterias e famosas grifes incrementam seus cardápios com sabores diferentes e ingredientes improváveis para os dias mais quentes. Com isso, um público diferente do tradicional passa a freqüentar casas especializadas durante a Estação.

De junho a setembro, o consumo cai, em média, de 15% a 20%. Mas nada que comprometa o bom desempenho do setor. De acordo com dados da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), em 2006 foram produzidos 505 milhões de litros. E, entre bolas e casquinhas, ainda tivemos déficit, já que consumimos dois milhões a mais do que fabricamos.

O momento vivido pelas sorveterias é tão bom que nenhuma mudança radical é feita durante estes meses sazonais. Dono da Stuppendo, o chef e apresentador Edu Guedes garante que não há corte de funcionários, nem redução do horário de funcionamento. "Isso só acontece se não houver mesmo nenhum cliente na casa. Aí fechamos mais cedo". Mas se você quiser saborear um gelado naquela noite fria, encontrará a casa de portas abertas, normalmente, como no verão.

Eduardo, além de chef também é formado em administração - ainda revela que o momento passa até certo ponto desapercebido por sua caixa registradora, já que não projeta "mês", mas o ano como um todo.


As deliciosas "armas" contra o frio
Mesmo com o brasileiro tomando sorvete nas quatro Estações, alguns remédios precisam ser aplicados para que o resfriado não vire uma forte gripe no inverno. Uma alternativa encontrada por Marcos Scaldelai, gerente de marketing da General Mills, que administra a Häggen Daz, foi desassociar a imagem da empresa apenas dos sorvetes e também focá-la nas sobremesas.

Para este ano, lançou dois novos sabores a serem vendidos nas lojas da rede, o Rasberry Merengue e o Apricot. Além das novidades no cardápio, Scaldelai revela que a multinacional elaborou também um Plano de Inverno, "onde pontecializamos nossas vendas nas regiões em que os consumidores vão em busca do frio". A gelada Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, seria uma delas.

E se parece estranho tentar vender sorvete em locais ainda mais frios, o gerente lembra que isso acontece na Europa, afinal oito dos dozes principais países consumidores de sorvete no mundo são de lá, entre eles as geladas Finlândia, Dinamarca e Suíça. O Brasil aparece em 12º, e a Nova Zelândia lidera o ranking.

Já Edu tenta se aproveitar da situação na sua Stuppendo realizando testes. Cria sabores que serão postos em cartaz nas vitrines da casa, em Moema, mais adiante no verão. Para estes dias mais frios, recolocou no menu o Bem-casado, que já é sucesso há quatro anos. É semelhante ao tradicional doce, feito com creme e camadas de pão-de ló.

Foto:Gabriel Oliveira/ Guia da Semana


Além do carro-chefe, outras 14 novidades retornam ou estréiam. Para isso, algumas receitas com cara de verão saem para dar lugar a outras mais oportunas, como Pêra ao vinho e Brownie.

Edu ensina que estas costumam levar ingredientes indicados para a época, como licores, cachaças, caldas quentes e bolos, como acompanhamentos. Mas reforça que nenhum sorvete deve ser considerado ´quente´. "Eles devem ser chamados de menos gelados." Abaixo disso, diz, a receita passa a ser semi-freddo, que é uma "espécie de mousse".


Vem chegando o verão...
Como tudo passa, logo mais o inverno deixará apenas saudades. Então, a partir de 22 de setembro, quando começa a Primavera, a indústria de sorvetes brasileira voltará a ter suas vendas aquecidas.

Para não ficar para trás, as casas já começam a preparar novidades que irão conquistar o paladar dos consumidores. Na Stuppendo, Edu voltará com os sabores que receberam férias de junho a setembro. As 14 receitas retornam nos lugares do Pão-de-ló, da Pêra ao Vinho e todas os outras que podem ser encontradas somente agora.

A Häagen-Daz, que cresceu quase 50% somente no último ano, já projeta mudanças não só no cardápio. Até dezembro, Marcus garante que a rede inaugura mais sete lojas espalhadas pelo Brasil. Quanto ao cardápio, porém, desconversa: "Já estamos preparando novidades para o próximo verão, porém ainda é segredo!", já aquecendo o apetite dos consumidores.

Onde tomar seu sorvete:
Häagen-Daz
Stuppendo

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Atualizado em 7 Ago 2012.