Guia da Semana

Foto: Getty Images

Churrasco de peixe é uma opção diferenciada e leve para o verão

O churrasco já faz parte do cardápio obrigatório dos brasileiros, mas se você quer aproveitar os dias quentes do verão para fugir da tradicional picanha, uma boa sugestão é apostar nos pescados na brasa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe uma grande variedade de peixes e frutos do mar que combinam com a churrasqueira. Além disso, são opções leves e saborosas, ideais para curtir com os amigos à beira da praia.

Segundo Marcelo Favaro, chef do restaurante Barbacoa, os melhores peixes para a brasa são aqueles que têm a carne firme, pois não quebram na grelha, como o pintado, o salmão, o tambaqui e o pirarucu. Os frutos do mar, como camarão, lula e polvo, também podem ser feitos na churrasqueira. "O pintado é tipo emblemático do churrasco. Por ter uma espessura maior e não ter espinha, pode ser cortado em cubos e colocado no espeto", afirma.

Foto: Divulgação

Pintado na brasa é uma das opções de churrasco de peixe que o Barbacoa oferece

Tempo certo

Os pescados e frutos do mar necessitam de um cuidado maior, pois se passam do ponto podem ficar secos. Favaro explica que o tempo de cozimento varia de acordo com a espessura do peixe. "Geralmente, um filé de tamanho mediano demora aproximadamente dez minutos na brasa e não pode ficar muito na grelha. Depois de três minutos, é necessário virá-lo. Se estiver firme, é porque já está pronto. É através da textura que é possível saber o ponto", explica.

De acordo com o chef, os frutos do mar devem ficar menos tempo na churrasqueira. É possível ver se já estão no ponto pela coloração. "Quando começarem a ficar levemente esbranquiçados, já estão prontos, mas a média de tempo para assá-los é quatro minutos", afirma. Outra dica para que o peixe não grude na grelha é pincelá-lo com um pouco de azeite. Para não ficar ressacado, basta respeitar o tempo correto.

A grelha também é um detalhe importante para quem quer fazer um delicioso churrasco de pescados e frutos do mar. Segundo Francisco Chagas, maître da churrascaria Rodeio, existem modelos específicos para esse tipo de especialidade, que são responsáveis por deixar o prato mais saboroso. "Essas grelhas são menores e mais finas. Também são fechadas para seja possível virar o espeto", diz. Para que o peixe não asse muito rápido, o ideal é mantê-lo a uma altura de aproximadamente 30 cm da brasa.

Foto: Divulgação

Costela de tambaqui também pode ser feita na brasa

Temperos e acompanhamentos

O tempero utilizado segue a mesma regra da carne vermelha: só colocar sal grosso. Se você desejar, pode fazer também um marinado com vinho branco, alho, salsinha e um pouco de vinagre. Para acompanhar, é possível preparar um molho de azeite e alcaparras, uma maionese temperada ou um molho tártaro. Vegetais grelhados também podem ser servidos com churrasco de peixe. Assim, abobrinha, berinjela, cogumelo, brócolis podem ser colocados no espeto e levados à grelha.

Quem quiser incrementar as opções pode preparar uma linguiça de peixe, que é feita com pedaços de filé. Para o enchimento, pode ser usada a tripa de boi, porco ou carneiro, que deve ser lavada com água, limão e vinagre. Também é possível inovar e fazer linguiça de camarão. Para temperar, podem ser usados cebola, alho, pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto. Tomadas as precauções de higiene, é possível ter um variado churrasco à mesa.

Receita pintado assado na brasa do Barbacoa
Ingredientes:

1 kg de filé de pintado
4 cebolas pequenas

Marinado:

1 xícara de cebola picada
1 xícara de vinho branco
1/2 xícara de suco de limão
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de café de colorífico
2 colheres de sopa de salsinha
1 pimenta dedo de moça picada
sal a gosto

Preparo:

Cortar o filé de pintado em cubos e deixar no marinado por no mínimo 4 horas.
Cortar as cebolas ao meio.
Montar o espeto intercalando o pintado com as cebolas.
Levar o espeto na brasa virando algumas vezes até o peixe ficar dourado, mas ainda suculento.

Sugestão de acompanhamento:

Arroz com brócolis

Ingredientes:

4 xícaras de arroz branco cozido
1 dente de alho picado
2 xícaras de brócolis cozido picado
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
sal

Preparo:

Refogar o alho no azeite, acrescentar o brócolis picado, o arroz e temperar com sal a gosto.



Atualizado em 7 Ago 2012.