Guia da Semana

Fotos: Photocase.de



Você tomaria um café feito a partir de fezes de um animal? Pois esse é o ingrediente especial do café mais caro (U$1200,00 por quilo!), mais raro e, dizem, mais doce do mundo: o Kopi Luwak, originário da Indonésia. E pasmem, no Brasil já existe uma versão parecida desse café, mas originário de um pássaro.

A palavra Kopi significa café e Luwak é o nome do animal que se alimenta dos grãos de café, um herbívoro da família do gambá, que muitos o confundem com um felino. Esse animalzinho adora os frutos das árvores do café da região e só se alimenta dos frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade e preço.

Enquanto o grão passa pelo sistema digestório do animal, ele sofre um processo de modificação, parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a sua polpa. Diversas pesquisas feitas por universidades atestam que esse processo realmente produz significativas mudanças nas sementes, que após passar por tratamento e higienização, são torradas para o consumo. Esses mesmos trabalhos atestam que a bebida é perfeitamente segura para consumo humano.

A grande novidade do momento é que, provavelmente você ouvirá muito a respeito desse café, pois no Brasil, está sendo produzida uma versão do Kopi Luwak, feito a partir das fezes de um pássaro, o Jacu. A fazenda onde esse café é produzido, de maneira orgânica, chama-se Camocin e fica no Espírito Santo.

A diferença básica entre os dois cafés, é que o Kopi Luwak tem grãos da espécie arábica e robusta, enquanto que o de Jacu só tem grãos da espécie arábica, o que talvez possa significar maior qualidade para o brasileiro, já que a espécie arábica possui maior complexidade, qualidade e sabor.

Infelizmente, quem quiser degustar esses cafés, têm que se aventurar a comprar pela internet, pois tanto o Kopi quanto o Jacu Bird Coffee são exportados apenas para o exterior, principalmente Europa e Estados Unidos. Aqui no Brasil, o Kopi Luwak já chegou a ser vendido em uma cafeteria em São Paulo, o Santo Grão, pela bagatela de R$20,00 a xícara!

Se você se interessou, pode acessar os sites para venda e informações a respeito do café de Jacu ou Kopi Luwak. Ou, conheça a fazenda onde são produzidos os cafés de Jacu. Para assistir um filme que fala um pouco do Kopi, não perca "Antes de Partir", que estava em cartaz há pouco tempo nos cinemas.

Abraços "cafeeiros"!

Leia as colunas anteriores de Carla Milani

Aniversariante do mês

Gastronomia Movimentada

Solução de Problemas Enogastronômicos

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.