Guia da Semana

Por Bolinha


Feijoada light
Para 10 pessoas

Ingredientes:
500 g de carne seca bovina
500 g de costela de porco salgada ou defumada
400 g de lombo de porco defumado ou salgado
200 g de paio
500 g de lingüiça portuguesa
200 g de língua de boi defumada
50 g de pé de porco salgado (para dar gosto)
50 g de orelha de porco salgada (para dar gosto)
50 g de rabo de porco salgado (para dar gosto)
1,5 kg a 2 kg de feijão preto
300 g de cebola picada (para o tempero do feijão)
150 g de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)
2 laranjas com casca (bem lavadas)
200 ml de azeite Gallo Extra Virgem

Modo de fazer:
Coloque o feijão de molho durante 10 horas. Limpe bem as carnes salgadas e tire o excesso de gorduras e nervuras, colocando-as de molho em água por 24 horas. Troque essa água de três a quatro vezes durante este período. Ferva as carnes salgadas - costela, carne seca e a língua defumada - em peças inteiras, durante mais ou menos uma hora em fogo forte. Jogue a água fora. Lave as carnes e as coloque para cozinhar, em água nova e com o feijão com a sua água. Junte as folhas de louro e as laranjas em metades, por mais 1 hora (OBS: é muito importante tirar com uma concha toda a gordura que aflora na superfície da panela, durante o cozimento).

Depois desse tempo, coloque o lombo, a lingüiça e o paio, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes. Continue a jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície. Após mais meia hora, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em uma xícara de azeite Gallo Extra Virgem (200 ml) previamente aquecido, e coloque uma concha do feijão com seu caldo. Misture bem, deixe cozinhar por aproximadamente 1 minuto, colocando na panela do feijão. Corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 15 a 20 minutos em fogo brando, para apurar o feijão. Se necessário corrija o sal neste momento.

Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite Gallo Extra Virgem e alho, e uma mandioca frita bem torradinha.

Atualizado em 6 Ago 2013.