Guia da Semana




A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Sebrae e o Ministério do Turismo promovem o Festival Brasil Sabor até 31 de maio, destacando 27 estados brasileiros.

Este ano é a quarta edição do evento que valoriza a gastronomia de cada região participante e faz também com que o visitante, assim como seus moradores, conheçam melhor os pontos turísticos das cidades.

Cada estabelecimento reproduz em seus pratos as tradições e a culinária típica do local onde está instalado, com preços diferenciados durante o festival. As delícias são servidas nos próprios restaurantes, tanto no almoço como no jantar, conforme o funcionamento de cada casa.

Entre os ingredientes usados destaque para os de influência indígena, portuguesa, africana, alemã, italiana e até polonesa, com receitas como camarão casadinho (camarões recheados com farofa feita de camarões miudinhos, acompanhado de arroz) e banana pacova (frita ou em pedaços coberto com leite condensado).

Ainda entre as diversas opções oferecidas, desfilam delícias como sanduíche de tucumã (pão francês, recheado com lascas de tucumã e queijo coalho derretido), cuca (bolo de origem alemã, recheado com frutas cristalizadas e coberto com farofa doce) e raclette (peça de queijo assada, com batatas, cebolas e pepinos em conserva).

Foto: Divulgação

Atualizado em 7 Ago 2012.