Guia da Semana


Picadinho de filé mignon com purê de banana da terra e farofa crocante de inhame é o destaque no Botequim



Da primeira reunião com 10 estabelecimentos para as 30 empresas hoje participantes, o Polo de Botafogo virou modelo de organização econômica do setor gastronômico no Rio de Janeiro e no País. Hoje, já são oito bairros/regiões que contam com os polos. Tijuca, Rio Antigo (Lapa e Praça Tiradentes), Praça Quinze, Leblon, Copacabana (Lido), Cidade Nova e Barra da Tijuca ( Jardim Oceânico ), além do Polo Atacadista de Benfica, na Cadeg.

Segundo Robert Huther, presidente da entidade, ao juntar pequenos estabelecimentos em busca de melhorias e visibilidade, o Polo tornou a região entre as ruas São Clemente e Voluntários da Pátria atrativa para novos estabelecimentos. O Bar do Adão saiu do Grajaú e abriu sua filial lá, assim como as redes Tanaka, Devassa e Botequim Informal. O mais novo membro do clube foi o restaurante Drink Café. O acerto da fórmula fez com que restaurantes de Ipanema e Vargem Grande trilhassem o mesmo caminho, organizando seus festivais.

Hoje, a associação pioneira possui um calendário de atividades próprio, com atividades ligadas à cultura, programações musicais, rodas de samba, exposições e ações destinadas às crianças. Em 2008, organizaram o I Prêmio Pólo Botafogo de Gastronomia e neste ano, juntaram a indicação de especialistas com o voto do público, elegendo os melhores da região em 18 categorias, entre elas, almoço executivo, boteco, feijoada, garçom e café da manhã. O evento atraiu uma média de 20 mil pessoas durante 15 dias do evento, em janeiro deste ano.

No festival de aniversário, além dos pratos já citados, comparecem ainda o Spaguetti Allá Rugetha, da Osteria Policarpo, o Picadinho de filé mignon com caramelo de especiarias, purê de banana da terra e farofa crocante de inhame do Botequim e a Pasta Primavera do Pizza Park- um penne tricolore de cenoura, beterraba e espinafre com, abobrinha, champignon, brocolis e tomate cereja salteados e molho branco perfumado com ervas frescas.

Estabelecimentos associados

A Mineira
Aurora
Bar do Adão
Bel Prazer
Boteco da Salvação
Botequim
Botequim Informal
Browneria
Cake & Co
Casa da Matriz
Creme Caramelo
Drink Café
Espaço da Gula
Espírito do Chopp
Farinha Pura
Far Up
Pista 3
Fornalha
I Piatti
Meza Bar
No Mangue
Ora Pois Pois
Osteria Policarpo
Paprika Doce
Piffer Torteria
Pizza Park
Spaghetteria
Tropicato
Vegan Vegan
Via China

Atualizado em 7 Ago 2012.