Guia da Semana



Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo recebem o 3º Festival Sud de France, evento que promete trazer sabores e informações de Languedoc-Roussilon, importante região vinícola francesa. O evento começa no dia 2 de outubro e vai até o dia 11.

Banhada pelo Mediterrâneo, Languedoc-Roussilon detém a honra de ter produzido a espumante fabricada no mundo nos século XVII. É terra também de Lionel Giraud, chef do Table de Saint Crescent. Conhecido por aliar a culinária molecular com as tradições da região, o jovem de 25 anos conquistou sua primeira estrela no Guia Michelin no ano passado.

Nos dias 6 e 7 de outubro, Giraud apresenta o menu especial do Festival no Pierre Verger, restaurante do Sofitel São Paulo e dividirá a cozinha do Le Pré-Catalan com o chef Rolland Villard nos dias 8 e 9, no Rio de Janeiro. Os jantares serão apenas para convidados.

Embalados pelo evento, uma série de restaurantes trarão menus especiais harmonizados com os vinhos da celebrada região. Na lista, Le Bouchon e Osteria Petuline (SP), Enotria e Garcia e Rodrigues (Rio), Chez Françoise (Búzios) e a churrascaria Fogo de Chão, (Belo Horizonte), entre outros. Palestras, degustações, wine games e um concurso entre os rótulos da região compõem o programa. Os eventos serão organizados pela Associação Brasileira de Sommelieres e Sociedade Brasileira Amigos do Vinho (Sbav).

Os vinhos também poderão ser encontrados com descontos nos supermercados Super Nosso (em BH) e Zona Sul (no Rio) e nas lojas Le Vin Bistrô e Decanter.

Em sua terceira edição, o Sud de France já passou por Londres e após as cidades brasileiras, Nova Iorque, Shangai e Cidade do México serão as próximas paradas. O evento integra o calendário de comemorações do Ano da França. Outras informações no site http://www.festival-suddefrance.com


Serviço:

Jantar Especial com o chef Lionel Giraud, do restaurante La Table de Saint Crescent:


Dias 6 e 7 de outubro - restaurante P.Verguer - Hotel Sofitel São Paulo
Dias 8 e 9 de outubro - restaurante Le Pré-Catelan - Hotel Sofitel Rio

Atualizado em 7 Ago 2012.