Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Paulo Barros: Das aulas no Senac a chef do ano

Nem parece, mas faz só três anos que o jovem chef de cozinha Paulo Barros propôs sociedade a Ida Frank. Sem muito pestanejar, a baiana, verdadeira gourmet e que tem como hobby freqüentar bons restaurantes, aceitou a ousada proposta do rapaz, formado em gastronomia dentro das salas de aula do Senac, diferentemente dela, "cozinheira", como faz questão de lembrar.

Da parceria nasceu o Due Cuochi Cucina. Ou melhor, renasceu, pois a casa, na verdade, chamava-se Maria´s Bistrô, localizada na jovial Vila Olímpia, na cidade de São Paulo, e já com cinco anos de vida.

Paulo, além da parceria, sugeriu mudanças, principalmente no cardápio. Adeus aos pratos franceses, sejam bem-vindos os clássicos italianos. Tempos depois chegou Ivo Lopes, com passagens pelo Locanda della Mimosa de Danio Braga, em Petrópolis, e pelo Roma Jardins e Pomodori, na capital paulista.

Após alguns meses da inauguração, recebeu o prêmio de melhor restaurante italiano de São Paulo, dado pela Revista Veja. No ano seguinte, repetiu a dose e abocanhou novamente o título. Enquanto isso, Paulo, que já foi estagiário de Sérgio Arno, outro grande chef da Terra da Garoa, colecionava placas e mais placas dadas pela crítica especializada. A primeira foi a de chef revelação, ainda em 2004, pela revista Gula. Depois, o bi-campeonato pela mesma publicação e mais um prêmio, pelo Guia 4 Rodas. Ano passado, levou como o terceiro melhor chef, perdendo (se é que se pode dizer isto) para o hour concours Alex Atala e Salvatore Loi, do Fasano.

A consagração veio no mês de junho. A casa recebeu mais um prêmio, desta vez o de restaurante do ano, dado pela revista especializada Prazeres da Mesa. A cereja no bolo foi o título de chef do ano a Paulo.

Sempre muito atenciosa com seus clientes, tanto os da antiga como os curiosos em conhecer a melhor casa da cidade, Ida afirma que isso "serve como estímulo para a continuação do bom trabalho". E aponta que não há um só motivo para o sucesso tão rápido. "É um conjunto de fatores". Uma boa cozinha italiana, adaptada à cidade de São Paulo, é uma das receitas, garante.


Sem dúvidas
Consciente do trabalho que foi para chegar ao status de melhor restaurante da melhor cidade para se comer, Ida concorda com a crítica. "Como consumidora - e eu freqüento muitos restaurantes - posso dizer que é mesmo o melhor da cidade", diz, ainda de forma tímida. Já seu sócio, Paulo, em uma das poucas vezes em que se é possível encontrá-lo fora da cozinha, disfarça, "ah, não sei. É melhor deixar os clientes dizerem".

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Encontro "fortuito", sobre a parceria com Paulo Barros

De acordo com sua sócia, quem almoça ou janta no Due fica satisfeito principalmente pela "excelência da cozinha". Não fala em preocupação, mas em "obsessão" pela qualidade e sabor dos pratos. Desde o começo, conta, só usam alimentos que estejam em ótimas condições. Se o peixe não chegar fresco do fornecedor, não vai à panela, mesmo que isso signifique prejuízo para a casa.


Cardápio sensitivo
De segunda a sexta, o restaurante de Ida e Paulo serve almoço executivo, com couvert, entrada, prato principal e sobremesa (R$ 41,00). Também há alguns pratos que mudam diariamente, e outros que retornam a pedido de clientes mais saudosistas.

Mas é o Fusilli com calabresa ( foto abaixo - R$ 37,00) o prato que melhor representa o Due Cuochi Cucina, indica o chef prodígio. "Na verdade, é o que ele mais gosta", revela uma integrante da equipe do estabelecimento. Ida ensina que a massa é feita no próprio restaurante, de uma forma quase artesanal, com arames.

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana

Além da vedete de Barros, todas as opções, que passam por peixes, frutos do mar e carnes, proporcionam ao cliente "sensações no paladar", diz Ida. A isso ainda vai o tempero mais comum em toda casa italiana, o ambiente familiar. "Perceba o cheiro deste restaurante, ele tem odor. Aqui é uma festa permanente", diz, enquanto ela mesma vai tirando pedidos e orientando clientes que chegam ao local e aguardam no bar por uma mesa.


Ninguém é perfeito
Boa comida, o melhor chef, ótimos pratos, atendimento impecável, ambiente familiar e despojado. Mas será que este ´paraíso da gastronomia´ não teria um só defeitinho? Sim, tem! E quem revela é a própria Ida. Nos últimos anos, com o acúmulo de prêmios e o destaque na mídia especializada, o número de clientes da casa aumentou consideravelmente.

Por outro lado, os 70 lugares disponíveis hoje já não são suficientes para acomodar tanta gente. Cerca de 60% das mesas são destinadas a reservas. "O problema é quando chega alguém com reserva acompanhado de quatro, cinco pessoas", lamenta-se. E não há nada a ser feito, pois a casa está em um ponto que não permite expansão.

A solução encontrada pela dupla foi a inauguração da segunda unidade do restaurante. Em breve, quem estiver de passagem pelo Shopping Cidade Jardim poderá saborear as deliciosas ousadias do chef Paulo, sempre muito bem servidas por Ida Frank.

***
Fim do mistério
Os cinco segredos revelados por Ida Frank
Obsessão pela qualidade dos produtos
Generosidade das porções
Ambiente familiar e despojado
Excelência da Cozinha
Proteção do Bom Deus

***
Participe! Envie sua sugestão de matéria sobre gastronomia: [email protected]

***
Due Cuochi Cucina - Rua Manuel Guedes, 93 - Itaim - SP - 3078-8092

Atualizado em 7 Ago 2012.