Em São Paulo, existem inúmeros estabelecimentos que oferecem o legítimo bacalhau, que chega a custar R$ 125,00, o quilo. No mercado brasileiro existem cinco tipos de bacalhau, mas apenas dois podem ostentar esse nome: o Cód Gadus Morhua, também conhecido como bacalhau da Noruega, do Porto ou do Atlântico Norte e o Cód Gadus Morhua, bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
Saithe, Ling e Zarbo podem ser encontrados com preços mais acessíveis, em média R$ 20,00, o quilo. O ideal é utilizar esse tipo em croquetes ou bolinhos, em que o ingrediente possa ser utilizado desfiado.
Para não errar:
Conheça os diferentes tipos de bacalhau:
Bacalhau da Noruega, do Porto ou do Atlântico Norte: É o mais largo e grande, chegando a pesar mais de três quilos. Tem a extremidade do rabo reta e a coloração bege clara em todo seu comprimento. Quando cozido, a carne se desfaz com facilidade.
Bacalhau do Pacífico ou do Alaska:Muito semelhante ao da Noruega, pois de coloração mais clara e com uma espécie de renda no rabo e barbatanas. Após o cozimento, a carne não se desmancha em lascas e é mais fibrosa, por isso é um pouco mais barato.
Saithe: Mais escuro, com o rabo em formato de V e a carne pode ser desfiada com mais facilidade.
Ling: A principal diferença dos demais é que possui as laterais mais estreitas.
Zarbo: A carne é bem mais fibrosa e firme e o rabo um pouco menor do que os outros.