Guia da Semana

Por Marcela Besson


O litoral da capital catarinense é, além de belo, repleto de boas sugestões gastronômicas. Diversas espécies de peixes e frutos do mar ganham o papel de protagonistas no cardápio da maioria dos restaurantes de Floripa. Mas poucos recebem tantos elogios quanto o camarão. O crustáceo, que também pode viver em águas doces, tornou-se popular na cidade por conta do sabor inconfundível e de sua versatilidade.

Branco ou rosa, essa delícia do fundo do mar chega à mesa dos restaurantes nas mais diferentes versões. Servido quase sempre como aperitivo, o camarão ao bafo é uma das mais conhecidas. Como o crustáceo é cozido só no vapor, é fundamental que esteja fresco. A receita, simples, preserva seu sabor delicado.

Mas os estabelecimentos ao redor da Lagoa da Conceição ganharam fama oferecendo a "sequência de camarão", espécie de rodízio no qual a iguaria é servida em diversas combinações: ao bafo, à milanesa, ao alho e óleo ou ao molho, acompanhando uma boa posta de peixe. Para quem mora em Florianópolis, a sequência já não é nenhuma novidade. Mas para os turistas, o rodízio de camarão é um prato cheio para matar a vontade de comer produtos marinhos fresquinhos.

Dentre os simpáticos restaurantes que ficam à beira da Lagoa, a Casa do Chico é sempre a mais procurada. A fila para degustar os camarões começa cedo e chega a ocupar todo quarteirão. O preço geralmente é convidativo e os clientes costumam sair mais do que satisfeitos.

Serviço
Casa do Chico Restaurante
Avenida das Rendeiras, 1620 - Lagoa da Conceição
Fone: 232-5132 / 234-1064

Atualizado em 7 Ago 2012.