Guia da Semana



A tradição da escola francesa começa com Taillevent (1310-1395), autor de um dos livros mais conhecidos sobre a gastronomia local, o Le Viandier. Na mesma época, o vinho foi incorporado no preparo de pratos, mas o refinamento na cozinha veio somente no reinado de Luís XIV, pelas mãos do chef La Varenne. Com o início das navegações, a cozinha francesa ganhou novos ares e ingredientes, trazidos da América, da África e da Ásia.

Cheios de condimentos, os pratos passaram por uma espécie de reestauração no século XX, no movimento conhecido como Nouvelle Cuisine, no qual surgiu o formato que conhecemos hoje. Segundo o chef Emmanuel Bassoleil, os gostos regionais, os ingredientes da estação e, principalmente, a apresentação do prato, vieram daí. "Todas as pessoas falavam que vinha pouca comida no prato, mas isso aconteceu para que cada um tivesse o prazer de degustar várias receitas", afirma.

Depois de conhecer um pouco da história da gastronomia francesa, que tal visitar um restaurante que sirva as receitas clássicas dessa culinária? Escolha a sua cidade e bon appétit!


Belo Horizonte
Brasília
Curitiba
Florianópolis
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo

Foto: Getty Images

Atualizado em 7 Ago 2012.