Guia da Semana

Fruto do mediterrâneo

Influente na gastronomia europeia, as nozes são benéficas à saúde e servem como bom acompanhamento para pratos doces e salgados.

Fotos: Getty Images


Fruto seco e típico do cardápio de países de clima temperado, as nozes são comumente encontradas nas mesas brasileiras nas tradicionais festas de final de ano. Considerada no passado como vilã para a saúde, passou para o "lado do bem" e agora entra no cardápio como parte de uma alimentação balanceada, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

A casca dura envolve a fruta seca, oleoginosa e ligeiramente amarga; é uma fonte de energia altamente apreciada. Vindo da nogueira, originária da Pérsia, a árvore era considerada sagrada e símbolo de fertilidade pelos romanos; sua longevidade chegava até cerca de trezentos anos. Muito comum na gastronomia europeia, as nozes têm diversas variantes: podem ser consumidas cruas, torradas, como aperitivo, acompanhando pratos principais ou mesmo em doçarias.

Fonte de vida

 Rica em vitamina E, poderoso antioxidante cardiovascular, a semente deste fruto contém proteínas, potássio, ferro e zinco, o que o torna um alimento completo e saudável. Por causa do seu elevado teor em fósforo (288 mg/100g) e magnésio (160mg/g), a noz é indicada para pessoas que sofrem grande desgaste intelectual e constitui um tônico cerebral, alimentando as células nervosas.

O Hospital Clínico da Universidade de Barcelona, na Espanha, realizou uma pesquisa com 24 adultos, com metade do nível de colesterol normal, e outra metade com nível moderadamente alto. A dieta era composta por alimentos gordurosos como salame e queijo, adicionando azeite de oliva em parte dela e nozes na outra.

O estudo concluiu que tanto o azeite quanto as nozes ajudam a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, que acontece após uma refeição rica em gorduras saturadas. Além disso, o segundo item ainda ajudou a preservar a elasticidade e flexibilidade das artérias, independente dos níveis de colesterol.

Devido ao seu alto valor energético (730 calorias por 100 gramas), os especialistas recomendam uma dose diária de 28 gramas de nozes - cerca de quatro unidades -, com ingestão feita pela manhã. É uma boa opção para atletas, desportistas e pessoas sujeitas a esforço físico regular. Também é ideal para ser acrescida à dieta de crianças e idosos.

Receitas salgadas



Salada de Endívias com Roquefort (chef Fábio Andrade, do restaurante Arola Vintetres)

Ingredientes
4 endivias; 2 peitos de frango; 200 g de queijo roquefort; 300ml de creme de leite fresco e 50g de nozes picadas. 

Preparo
Lavar bem a endívia e separar como canoa. Grelhar o peito de frango, cortar em cubos e reservar. Para o molho, emulsionar o queijo com o creme de leite e reservar. Para montar, misturar o frango cortado com o molho cuidando para que não fique seco. Montar as canoas de endívias. Por ultimo, acrescentar as nozes picadas. Servir.

Salada de Macarrão ao Pesto Cremoso (site Nestlé)

Ingredientes
250 g de macarrão tipo parafuso; 1 colher e meia (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de azeite; 2 xícaras (chá) de manjericão; 1 dente de alho; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 1 lata de creme de leite; noz picada e manjericão para decorar.

Preparo
Cozinhe o macarrão em água fervente com o sal até que fique "al dente". Retire do fogo e escorra a água. Regue-o com o azeite e reserve-o. Bata em um processador de alimentos o manjericão com o alho, metade do parmesão e metade do creme de leite. Retire do processador e junte o restante do queijo e do creme de leite. Misture o molho ao macarrão cozido. Coloque-o em uma travessa e decore com as nozes e as folhas de manjericão.

Receitas doces



B
rownie de Chocolate com Nozes (Chef Fernanda Guelli)

Ingredientes
4 ovos; 170 gramas de farinha de trigo peneirada; 250 gramas de açúcar peneirado; 100 gramas de chocolate em pó peneirado; 200 gramas de manteiga sem sal; 50 ml de essência de baunilha; 100 gramas de nozes picadas.

Preparo
Coloque a manteiga e o chocolate para derreter em banho maria e reserve. Bata os ovos com a baunilha na batedeira por 5 minutos, acrescente o açúcar e deixe bater por mais 5 minutos, acrescente a farinha e deixe bater pelo mesmo tempo. Desligue coloque o chocolate derretido com a manteiga e por último as nozes picadas. Junte em uma assadeira untada e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, ele vai dar a impressão que ainda está cru, mas com o calor ele termina de cozinhar. Depois é só cortar em quadradinhos e servir.

Pudim de nozes
(Chef Fernanda Guelli)

Ingredientes
2 latas de leite condensado; 1 lata de leite; 150 gramas de nozes; 4 ovos

Preparo
Bata tudo no liquidificador. Unte a forma e leve para assar em banho maria. Tire do fogo quando o pudim estiver firme e deixe esfriar. Desenforme e decore com nozes.

Atualizado em 7 Ago 2012.

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