Guia da Semana

Foto: Divulgação

Pratos típicos podem ser apreciados no tradicional Dona Lucinha

A rica e característica culinária mineira ostenta fama pelos quatro cantos do país e é por isso que ela recebe atenção especial em Belo Horizonte. Um dos melhores e mais agradáveis restaurantes para saborear tradicionais iguarias regionais é o Xapuri. Afastado do centro, o amplo espaço recebe ares de um charmoso sítio e todas as receitas são preparadas em fogão a lenha.

Outra belíssima referência para apreciar comidas típicas é o Dona Lucinha, que conta com três endereços em Minas Gerais e um em São Paulo. O bufê é dividido em cozinha de fazenda e dos tropeiros, além de uma grande mesa de doces caseiros e diversas cachaças trazidas do interior do estado para "abrir o apetite".

Mas nem só de tradição mineira vivem os restaurantes de Belo Horizonte. Os pratos italianos do Vecchio Sogno também são dignos de elogios. Localizado no subsolo da Assembleia Legislativa, o ambiente é luxuoso e o cardápio é inovador, com fortes traços da gastronomia moderna.

A capital é ainda a única do Brasil a contar com um restaurante iraniano, o Amigo do Rei. Aproveite então o privilégio de estar na cidade para conhecer o sabor refinado da herança persa. Umas das especialidades da casa é o tahtin bo morgh, feito com cubos de peito de frango com arroz tahtin e zereshk, uma frutinha selvagem trazida das montanhas do Irã.

A culinária nipônica também não fica para trás, com destaque para o Sushi Naka, considerado o melhor da cidade. Sushis, sashimis, niguiris, temakis e tempurás são preparados da forma mais tradicional, sem cream cheese e frutas, e o cardápio de peixes muda de acordo com as estações do ano.

Atualizado em 7 Ago 2012.