Guia da Semana

Gastronomia e Hotelaria... quanta confusão!

Por Francesco Carli
Chef de cozinha

Hoje, chegam ao mercado de trabalho da hotelaria, pessoas que se formaram em outras especializações, mas que procuram se encontrar no segmento. Acham que as coisas são fáceis, só porque a escola entregou um papel com o título de chef de cozinha. É um horror! Muitas escolas e faculdade vendem aos pobres alunos que não conseguem ir ao exterior, um produto falso, enganoso, sem dignidade.

Quem regula estas escolas? Todas fazem um programa diferente, não tem um manual básico de onde e como agir.

Quem são os professores? Às vezes pessoas estrangeiras, que se intitulam chef, porque lavaram pratos em algum famoso restaurante no exterior.

Poucas pessoas sabem o significado da expressão ´chef de cozinha´. Este título, se ganha com muitos anos de trabalho, e muitos profissionais nem conseguem atingir o cargo durante toda a vida.

Existem muitos descascadores de batatas no mercado, vendendo o que não são. Aqui, só se quer gloria, não se quer colocar a mão na massa. Para um dia se tornar chef, tem de ter começado por baixo, como ajudante de cozinha, lavando as bancadas, descascando um monte de legumes, limpando os fogões, aprendendo quais são os tipos de mercadoria, as diferenças entre elas. Enfim, poderia escrever páginas e páginas descrevendo o que deve ser feito para um dia ser reconhecido como ´chef´.

Outro problema são os jornalistas. Alguns deles, por não terem bom senso, escrevem matérias ser terem conhecimento algum. Assim, nós estamos à mercê de algumas pessoas que pensam ter o poder e escrevem julgando o nosso trabalho suado, que há anos tentamos fazer da melhor maneira possível. Este é um trabalho de sentimentos, de paixão, de amor e este crítico gastronômico, que na maioria das vezes não tem conhecimento, escreve horrores, é parcial e só quer matar o trabalho do pobre coitado.

Enfim, onde estamos indo? Se ninguém sabe julgar, ensinar, seguir as regras! Onde vai chegar nossa hotelaria e nossa gastronomia !

Toda esta confusão me faz refletir: será que a gastronomia terá um futuro ou vamos ter anos de confusões!

Francesco Carli nasceu em Asiago, na região do Veneto, Itália e desde 1994 está no Brasil. Hoje, comanda a cozinha do Restaurante Cipriani no Hotel Copacabana Palace e faz consultoria para outros estabelecimentos. Além disso, participa de encontros de gastronomia, onde dá cursos e palestras.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Chef Jamie Oliver abre terceira unidade de seu restaurante no Brasil; saiba mais!

Curitiba é a casa da mais recente unidade do Jamie´s Italian

Holy Burger promove festa mexicana com pratos inspirados no país neste domingo, 27 de maio; saiba mais!

A hamburgueria vai abrir especialmente no domingo, dia 27, das 12h às 22h

Outback lança sobremesa com brownie na versão doce de leite

A famosa sobremesa Thunder ganha uma nova versão feita com doce de leite argentino

Chef de A Casa do Porco abre sorveteria no centro de São Paulo; saiba mais!

A proposta da casa é vender sorvetes softs, com ingredientes naturais e sem aditivos

Promoções imperdíveis para o Dia do Hambúrguer 2018 em São Paulo

Veja onde comer opções do lanche e comemorar esse dia pra lá de apetitoso

Taco Bell lança sobremesa recheada com chocolate KITKAT®

Mini burrito feito com o chocolate é a nova opção de sobremesa do restaurante