Guia da Semana

Foto: Getty Images


Frequentemente associada à paixão, o morango é, por excelência, a fruta da estação mais fria do ano. Típico de países frios, a iguaria é originária da Europa e chegou por estas bandas na primeira metade do século passado. Fonte de vitamina C, ferro e niacina, que ajuda a combater problemas de pele e do aparelho digestivo, a fruta é protagonista de diversos festivais e receitas inusitadas em todo o Brasil.

Aproveitando que o tempo do morango está chegando, o Guia da Semana preparou um roteiro onde é possível degustar receitas em que a fruta é o carro-chefe.

São Paulo
Foto: Getty Images


Amor aos Pedaços

A doceria Amor aos Pedaços acaba de abrir um de seus especiais mais esperados do ano, o Festival do Morango. Até o fim de outubro, todas as lojas da rede oferecerão tentações que têm como principal atrativo a frutinha vermelha. Entre as sobremesas oferecidas pela doceria estão delicias como o Bolo Surpresa, que tem massa de chocolate meio amargo e recheio e cobertura de mousse de chocolate meio amargo e morangos. Outra que chama a atenção é a Torta Divina de Morango, que tem ingredientes como marzipan, chantili e morangos. Além dessas, o festival oferece cerca de 30 sobremesas com a fruta.

Bella Paulista

Projetada por Lea Mezher, a Bella Paulista tem toques que lembram as padarias de Nova Iorque e as boulangeries parisienses. Aos que curtem o gosto da fruta, a casa oferece drinques e sucos com misturas inusitadas que a tem como principal atrativo, além do sorvete de merengue e de doces como a torta e o mousse de morango.

Boteco São Bento

Aqui, a dica é a Caipiroska de Morango do Boteco São Bento. A bebida pode ser acompanhada por receitas como o croquete de calabresa, que é feito de mandioca com recheio de linguiça e queijo gruyère, a polentinha à carbonara ou a bruschetta Parma, todas elaboradas pelo chef João Belini.

Rio de Janeiro
Foto: Getty Images


Torta & Cia

A doceria carioca Torta & Cia oferece receitas especiais. Uma delas é a Desejo de Morango, feita com camadas de pão de ló, chantili e morangos frescos. Além dela, outra delícia que se destaca entre as opções é o Brownie com morango.

Gula Gula

Sob a tutela da chef Ana Salles, o Gula Gula realiza a 11ª edição do Experimente. Com o objetivo de mostrar as inovações do cardápio da casa para o público, o evento servirá diversas receitas, doces e salgadas. Entre elas, o mil folhas de morango, que leva creme de baunilha, chantili, morangos e, como o próprio nome sugere, massa folheada.

Porto Alegre
Foto: Getty Images


Tendo como principal especialidade as suas tortas, a Confeitaria Barcelona é um dos endereços indicados para quem quer comer sobremesas com morango em Porto Alegre. Localizada no tradicional bairro Bom Fim, a casa oferece diversas opções de doces e salgados, entre elas, o cheese cake de morango. Além disso, a Confeitaria tem um ambiente aconchegante e conta com o Espaço Güell, ideal para a comemoração de datas especiais e qualquer outro evento com até 20 pessoas.

Florianópolis

Uma das maiores redes de docerias do sul do país, a Confeitaria Chuvisco conta com diversas filiais em Florianópolis. Com um cardápio que inclui desde chás até as mais sofisticadas sobremesas, a casa é uma das opções para quem quer comer doces à base de morango na capital catarinense. A dica para quem quer comer algum doce com morango por lá, é a torta e o merengue que a Chuvisco serve.

Brasília

Como o próprio nome sugere, a Au Fondue é especializada em, óbvio, fondue. Recém-ampliada, a casa oferece diariamente a seus clientes um rodízio da iguaria. Para quem prefere as especificidades à variedade, o estabelecimento também trabalha com o sistema à la carte. Entre as opções presentes no menu, está o fondue de morango com chocolate, que é o destaque do restaurante para a estação.


Atualizado em 7 Ago 2012.