Guia da Semana

A receita para um bom churrasco é simples: um churrasqueiro habilidoso e carne de qualidade. Para acompanhar, a primeira opção que se vem à cabeça é aquela cerveja geladinha. Mas que tal um vinho? Uma harmonia estranha para muitos, porém perfeita para a enogastronomia.

Em geral, existe grande preferência na harmonização do vinho com a culinária internacional. Segundo a consultora enogastronômica e sommelière Fernanda Vianna ( foto acima), "Dessa forma, os bons pratos típicos brasileiros acabam esquecidos".

Confira abaixo algumas boas dicas de vinhos que formam o "par perfeito" com carnes de churrasco.





Sugestões
Para a tenra picanha bovina, a melhor pedida são os vinhos das variedades Malbec e Tannat.

Bife ancho ou entrecote combina com vinhos de grande corpo da variedade Cabernet Sauvignon. Quando mais apimentados, a sugestão é harmonizar com a uva Shiraz.

Carnes especiais como cordeiro pedem tintos complexos e macios, como o Rioja ou Bordeaux tinto.


A costela bovina (foto acima), por ser rica em gordura, vai bem com vinhos de taninos bem acentuados e boa acidez, como os uruguaios da uva Tannat, jovens e intensos Malbecs argentinos e Carmenères chilenos, que diminuem a sensação oleosa na boca.

Frango (medalhão, asinha, coxinha etc) e outras aves harmonizam com Rosés frutados "do Novo Mundo", tão bem elaborados e econômicos. Para os que preferem vinhos brancos, a segunda opção é harmonizar com a uva Chardonnay.



Fernanda Vianna atua no mercado de vinhos há mais de dez anos. Atualmente, realiza eventos enogastronômicos, presta consultoria na área de casamentos e eventos corporativos, apresenta palestras temáticas em pontos-de-venda do varejo e Restaurantes, entre outros trabalhos pontuais.

Serviço:
Fernanda Vianna
Tel.: 3819-0144
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.