Guia da Semana

Com almoços a R$ 31,90 e jantares a R$ 43,90, a Rio Restaurant Week tem início em 21 de maio. O festival gastronômico é a chance para que o grande público conheça novos restaurantes ou desfrute de locais sofisticados a preços menos "salgados".

Com as 50 casas participantes do evento, fica difícil escolher entre tantas opções. Para isso, o Guia da Semana indica dez estabelecimentos que você não pode deixar de conferir nessa 6ª edição do RioRW.


No St. Bastien, abacaxi gratinado com creme zabayone perfumado com rum. Crédito: Divulgação/Beto Roma

St. Bastien
Após passar por mudanças de nome, o restaurante recém-inaugurado no Leblon aproveita o festival para conquistar nova clientela. No almoço, Salada Catalana, coxa de pato confitada com batatinha calabresa sautée e abacaxi gratinado com creme zabayone perfumado com rum. No jantar, Salada Paysanne, cassoulet de feijão branco com coxa de pato e linguiça de lombo e tiramissù com creme de avelã.


De entrada na RW do Eñe, salmorejo com ovos de codorna e jamón ibérico. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Eñe
A conceituada casa espanhola dos chefs catalães Javier e Sergio Torres abre para a Restaurant Week. No almoço, panela de grão-de-bico com chorizo, jarret de cordeiro com batata mortero e musse creme catalaña. Para a noite, salmorejo com ovos de codorna e jamón ibérico, frango à la Catalaña com ameixas e pinoles e suflê de chocolate acompanhado de sorvete de laranja e gengibre.


No Uno Restaurante, medalhão ao molho de amora com nhoque na manteiga de ervas. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Uno Restaurante
No Shopping da Gávea, a casa foi totalmente reformulada e ganhou novos contornos com as presenças do restaurateur Jorge Renato Thomas e do chef Pedro Prado. Para o almoço, omelete de emmenthal, mignonete ao Malbec com purê de batata baroa e banana caramelada com sorvete de creme. No jantar, bruschettas de melanzane e gorgonzola, medalhão ao molho de amora com nhoque na manteiga de ervas e crêpe suzette.


O flan de café com creme inglês ao perfume de cardamomo é sobremesa da RW no Carambola. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Carambola Cozinha e Café
Inaugurado no início do ano em uma tímida loja de Ipanema, o estabelecimento da chef Maia van Velthem já causa burburinho pela cidade. Participando apenas do almoço, o bistrô serve carpaccio de abobrinha com tapenade de azeitonas pretas e limão siciliano, risoto de radicchio com escalopines de frango ao mel, linguine com lulas e legumes crocantes e flan de café expresso com creme inglês ao perfume de cardamomo.


No Skylab, medalhão de filé com pimenta de Szechuan e gratinado de legumes. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Skylab
Nada melhor do que apreciar a cozinha contemporânea do chef Jean Yves Poirey diante da belíssima vista para a praia de Copacabana. No 30º andar do Rio Othon Palace, o jantar a ser servido durante o festival contém terrine de salmão defumado com aspargos verdes, medalhão de filé com pimenta de Szechuan e gratinado de legumes e strudel de frango com goiaba e repolho refogado. Para fechar, torta brownie com café ou cheesecake de maracujá.


Na entrada da Restaurant Week do Zuka, palmito com molho de queijos. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Zuka Barra
No BarraShopping, o restaurante é ótima pedida para quem aprecia a cozinha contemporânea. Assim como os outros pratos do cardápio, as refeições da RioRW será preparado na grelha a carvão do salão. No almoço, palmito com molho de queijos, mignonetes com arroz colorido e ghee de ervas e brigadeiro com biscoito e mel. No jantar, espeto de queijo coalho, atum semi-cru com purê de batatas e marshmallow brûlée com frutas.


Para a RW no Sawasdee Bistrô, rolinho de siri ao molho de tamarindo. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Sawasdee Bistrô
O badalado chef Thiago Sodré comanda as panelas asiáticas e combinações agridoces da casa do Fashion Mall. Participando do almoço do festival, ele serve o rolinho de siri ao molho de tamarindo, a costelinha de porco caramelizada, o filé de linguado ao molho de coco e tamarindo e a taça de frutas ao creme de gengibre e crumble de coco.


O linguine artesanal ao limão siciliano e camarões flambados está na RW da loja Grand Cru. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Grand Cru Ipanema
Um belo vinho dá o toque especial e até transforma o paladar ao provar uma refinada receita. Especializada em rótulos nacionais e internacionais, a loja embarca pela terceira vez no evento com menu para o jantar. É possível experimentar ceviche de linguado espanhol, linguine artesanal ao limão siciliano e camarões flambados, escalope grelhado com creme de mascarpone dourado e compota de maçã em massa philo.


De entrada no Arab, bolinhos de falafel com camarões, homus e molho de taratur. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Arab
Tecidos do oriente, tapetes persas e a inconfundível vista para a praia de Copacabana não deixam enganar: aqui é a casa da chef Vivian Arab. Participante assídua da RW, ela explora sabores árabes, judaicos e marroquinos nas receitas do jantar, como o Falafel Arab (bolinhos de falafel com camarões, homus e molho de taratur), o cuscuz com frutos do mar, o tagin de cordeiro com damasco e ameixa e o Harrisset El Lauz (semolina, nozes e amêndoas).


O San Pietro com vinagrete de tomatinhos e arroz de limão é prato da RW no Q Gastrobar. Crédito: Divulgação/Beto Roma

Q Gastrobar
Para quem quer boa comida e agitação, o gastrobar com pitada italiana é pedida imbatível no Leblon. Localizado na badalada rua Dias Ferreira, o local une jovens e moderninhos para menus da RW. No almoço, salada de pato com penne, cuscuz de quinoa com frutos do mar e cordeiro braseado com vinho. Para o jantar, lulas com feijão fradinho e limão siciliano, costela com risoto de rúcula e San Pietro com vinagrete de tomatinhos e arroz de limão.

Por Angela Miguel

Atualizado em 7 Ago 2012.