Guia da Semana

Com almoços a R$ 31,90 e jantares a R$ 43,90, a São Paulo Restaurant Week tem início em 5 de março. O festival gastronômico é a chance para que o grande público conheça novos restaurantes ou desfrute de locais sofisticados a preços menos "salgados".

Com as 200 casas participantes do evento, fica difícil escolher entre tantas opções. Para isso, o Guia da Semana indica dez estabelecimentos que você não pode deixar de conferir nessa 10ª edição do SPRW.


O ossobuco de cordeiro com molho harissa está no Pimenta Fantasma. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Pimenta Fantasma Spicy Bistrô
Recém-inaugurado, o bistrô dedicado a pratos temperados e ardidos participa pela primeira vez. No almoço, destaque para a salada tailandesa com lulas crocantes e o Goulash (cubos de carne com páprica picante espanhola). No jantar, o ossobuco de cordeiro com polenta e molho harissa e o risoto de polvo com azeite de oliva e limão siciliano marroquino confitado.


Na The Gourmet Tea, estrogonofe e batatas assadas com chá Rooibos Peppermint. Crédito: Divulgação/Luis Simione

The Gourmet Tea
Participando pela primeira vez no almoço, a casa de chá aposta nos pães da casa servidos com tapenade e homus e na saladinha com vinagrete de chá verde como entradas. O estrogonofe de cogumelos paris com arroz integral ou o hambúrguer de falafel e batata doce com zátar são principais. Como sobremesa, bolos de banana, limão siciliano e cenoura.


O mix de cocadas é sobremesa de almoço no Sotero. Crédito: Divulgação/Luis Simione

Sotero Cozinha Original
Fiel representante da comida nordestina, o restaurante no Centro conta com almoço e jantar. Para entrada, miniacarajé e vinagrete de polvo. Como sugestões principais, moqueca baiana (servida com vatapá, caruru, arroz e farofa de dendê) e bobó de camarão com arroz. Encerre com mix de cocada de doces caseiros.


O risoto de rabada com juliene de vagem é prato do Brasero Amatxu. Crédito: Divulgação/Luis Simione

Brasero Amatxu
Único representante da cozinha basca na cidade, a casa participa tanto no almoço quanto no jantar com menus iguais. De entrada, gaspacho Andaluz e tartine de revueltos e chorizo ibérico; de principal, arroz negro com lulas na brasa ou risoto de rabada com juliene de vagem. Para encerrar, abacaxi flambado no rum ou pudim de arroz com leite.


Como sobremesa no Le Repas Bistrot, profiteroles com sorvete de baunilha. Crédito: Rafael Wainberg

Le Repas Bistrot
O bistrô francês aberto em 2011 apresenta menu para jantar na Restaurant Week. De entrada, salada Crotin e creme de abóbora com queijo roquefort. O penne ao pesto de manjericão e a fraldinha grelhada com molho de pimentas e batatas fritas são os principais. Como sobremesa, profiteroles com sorvete de baunilha ou arroz doce com pêssegos.


Sunomono com shumai é entrada para almoço e jantar do Hideki. Crédito: Divulgação/Luis Simione

Hideki
O sushiman Hideki Fuchikami montou dois cardápios semelhantes. No almoço, Sunomono (picles de pepino) com shumai (trouxinha recheada com carne suína, bovina ou legumes) e Tirashi (arroz de sushi à moda do chef, coberto com dez cortes de peixes variados e alga). Para o jantar, porção de hossomaki, risoto de shimeji e sashimi misto com 12 cortes variados.


No jantar do Rubi Wine Bar, mignon suíno com molho de blueberry. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Rubi Wine Bar
O wine-bar dos Jardins serve dois menus diferentes para a Restaurant Week. No almoço, os destaques ficam por conta da sopa fria de tangerina e pimenta dedo-de-moça e pelo bombom de mignon com queijo azul. Já no jantar, ceviche de frutos do mar e mignon suíno ao molho de blueberry e salada de arroz negro.


Baby Back Ribs e dois acompanhamentos no Chili’s. Crédito: Divulgação/Rafael Wainberg

Chili’s
A rede norte-americana estreia no festival com dois menus para almoço e jantar. Ao meio-dia, aproveite Buffalo Wings, salada Caesar, peixe grelhado ou carne grelhada (Skirt Steak) com um acompanhamento. À noite, sopa do dia, costelinhas de porco (Baby Back Ribs) ou fajita de frango.


Veluttala al pomodoro com ricota é prato do jantar na Trattoria Picchi. Crédito: Divulgação/Luis Simione

Trattoria Picchi
Em seu novo restaurante, o chef Pier Paolo Picchi apresenta criações para o jantar da SPRW: veluttala al pomodoro com ricota, cappelini com ragu de linguiça e feijão branco e peixe do dia com risoto de ervas. Para encerrar a refeição, pudim de pão caramelado ou frutas da estação.


De entrada no AK Vila, falafel com tahine, pão Pitta e salada mediterrânea. Crédito: Divulgação

AK Vila
Para quem ainda não teve a chance de conhecer a versão variada de Andrea Kaufmann, está é a oportunidade certa. A casa participa do almoço da SPRW: falafel com tahine e carpaccio de rosbife são entradas, cordeiro ao molho de vinho com arroz de lentilha e spaguettini ao vôngole são principais. Para finalizar, torta de chocolate e gengibre ou nuvem de maracujá.

Por Angela Miguel

Atualizado em 22 Ago 2013.