Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Até pouco tempo, saborear um kebab era uma tarefa difícil para os brasileiros. Tradicional na Europa, o prato precisava ser garimpado em pouquíssimos restaurantes típicos. Mas esse cenário mudou bastante com a abertura de um grande número de casas especializadas no último ano, principalmente no eixo Rio-São Paulo. Da receita original, nascida em espadas de guerreiros turcos, surgiram as misturas de carnes bem temperadas, grelhadas e servidas no palito ou em diversos tipos de pães. Conheça mais sobre o "churrasco grego" europeu e aprenda a prepará-lo em sua casa.

Origem

Grande parte do sucesso do kebab deve-se ao fato de que ele pode ser preparado de inúmeras formas. O prato, que possui diferentes versões, também é conhecido por muitos nomes (na Grécia, por exemplo, é chamado de gyros). Mas além do nome, as variações baseiam-se no modo como o kebab é servido, assim como seus acompanhamentos. As formas de preparo dividem-se entre espetinhos com cubos de carne e o espeto giratório na vertical (similar ao popular churrasco grego).

Além disso, a receita pode ser feita com diferentes tipos de carne, entre variedades bovinas, de frango, ou carneiro. A mais tradicional na Turquia (seu país de origem) é o carneiro, já que o animal é encontrado facilmente por lá, além de possuir um tipo de gordura que pode ser aproveitada na preparação do lanche. "Para complementar o sabor, também podemos utilizar várias especiarias, como ingredientes árabes ou sírios, ou deixar a carne marinando em vinho e colocar pra grelhar", afirma a chefe Bárbara Kerr, do Rulla Kebab, em São Paulo.

Foto: Divulgação

Kebab do Rulla, pronto para ser devorado

Versão brazuca

Como toda receita adaptada por aqui, o kebab não poderia deixar de ganhar uma releitura com jeitinho brasileiro. As semelhanças com o original são muitas, mas a diferença principal fica por conta do sabor da carne. Com receitas que incluem até tipos doces misturados com frango, a versão nacional contém menos gordura que as europeias e árabes. "Eles costumam misturar carne de cordeiro com porco. Também colocamos um pouco menos de gordura, pois um kebab gorduroso pode não ser bem aceito por aqui. Mas se tirarmos ela toda, os clientes que vem comer acham que não é o original", explica Bárbara.

Técnicas

Uma das características fundamentais para um bom kebab é a criatividade. O tempero básico é o sal. Além disso, a receita não possui um padrão. Ou seja, você pode temperar a carne ao seu gosto, com os ingredientes de sua preferência. Para não deixar sua receita muito pesada, o ideal é tirar um pouco da gordura e deixar a carne marinando em vinho ou algum tempero simples, sem óleo.

Foto: Sxc.hu


O preparo em si pode ser feito no espeto de "churrasco grego", grelhas de fornos, ou até em uma churrasqueira comum. A mais tradicional é o famoso espetão, com um tablete de gordura de porco inserido na ponta. A diversidade também é encontrada na hora de finalizar o prato, que pode ser servido direto no pão sírio (ou folha), enrolado como um wrap, ou em forma de churrasco. Ao contrário do que a maioria pensa, o kebab é a carne grelhada em si (e não o sanduíche) e pode ser consumido com pão de forma, sem ser descaracterizado, de acordo com a chef Bárbara.

Receita Light

Se mesmo com as adaptações à brasileira, o kebab ainda parece muito gorduroso para você, confira a receita vegetariana, mais leve e menos calórica, sugerida pelo Rulla Kebab.

Kebab Vegetariano de Berinjela, Abobrinha e Cogumelos grelhados

*Porção para uma pessoa

Ingredientes:
1 fatia de berinjela, fatiada ao longo do comprimento, com cerca de 3mm de espessura
1 fatia de abobrinha, fatiada ao longo do comprimento, com cerca de 3mm de espessura
50gr de cogumelos Paris, cortados em lâminas finas
1 colher de chá de alho, picado
2 colheres de sopa de folhas de manjericão, ou outra erva de sua preferência
Azeite o quanto baste para grelhar
Sal e pimenta do reino moída na hora, à gosto
2 folhas de alface
2 colheres de sopa cheias de tomate, cortado em cubos
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 pão pita

Esquente um pouco de azeite em uma frigideira ou grelha e cozinhe as fatias de berinjela e abobrinha, virando-as de ambos os lados para que grelhem uniformemente. Tempere com sal e pimenta à gosto. Reserve. Esquente um pouco de azeite e junte o alho. Salteie rapidamente e acrescente as fatias de cogumelo. Cozinhe-as até que peguem um pouco de cor. Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e junte as folhas de manjericão. Reserve. Para montar o kebab, espalhe o iogurte no meio do pão. Disponha as folhas de alface ao longo do meio, por cima coloque a berinjela e a abobrinha. Ao longo das fatias, o cogumelo salteado. Disponha o tomate picado por cima de tudo e enrole o kebab, puxando as "laterais" do pão ao meio. Esquente o kebab rapidamente em sanduicheira antes de servir.

Onde encontrar

São Paulo

Rulla Kebab
Rua da Consolação, 3193 - Jardins
(11) 2506-7386

Kebaberia
Rua Joaquim Floriano, 179 - Itaim Bibi
(11) 3071-0267

Kebab Saloon
Rua Augusta, 1416 - Consolação
(11) 3283-0890

Kebabel
Rua Fernando de Albuquerque, 22 - Consolação
(11) 3259-1805

Rio de Janeiro

Raajmahal
Rua General Polidoro, 29 - Botafogo
(21) 2542-6242

Keb
Avenida Ataulfo de Paiva, 1.174 - Leblon
(21) 2512-8360

Atualizado em 7 Ago 2012.