Guia da Semana

Restaurante japonês deixou de ser sinônimo de rodízio, isso porque os izakayas dominaram a capital e seus mais diversos bairros. Conhecidos por explorar um lado mais dinâmico e inusitado da culinária oriental, estes tradicionais botecos japoneses fazem sucesso entre os bons apreciadores de combinações inusitadas, mas cheias de sabor. Na maioria das vezes, as porções e pratos são bem acompanhados de saquês e cervejas.

Que tal explorar este lado alternativo do oriente na metrópole? Conheça 8 izakayas de respeito que ficam em São Paulo:

Izakaya Matsu


Foto: Reprodução/Instagram @izakayamatsu | Reprodução/Instagram @izakayamatsu

Os bons pratos de um verdadeiro boteco japonês passam pelo balcão do Izakaya Matsu. O salão é bem intimista - pra não chegar a falar apertado -, mas a proximidade com a cozinha e os atendentes tornam a experiência ainda mais interessante. No menu, opções de carnes, como coxa e sobrecoxa de frango em tiras, e molhos exóticos para ressaltar o sabor. As cervejas da carta de bebidas não podem ficar para trás.

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 403 - Pinheiros
Telefone: (11) 3812-9439

Izakaya Toki


Foto: Reprodução/Instagram @izakaya.toki | Reprodução/Instagram @izakaya.toki

O ambiente descontraído do Izakaya Toki acaba se tornando um ótimo lugar para colocar o papo em dia e experimentar boas criações que mesclam o clássico da cozinha japonesa com pinceladas contemporâneas. O cardápio da casa é especializado em pequenas porções, desse modo, os clientes têm a chance de degustar um pouco de tudo. A panqueca e a berinjela japonesa são excelentes recomendações da parte gastronômica. Para beber, se aventure entre os drinks feitos com gin.

Endereço: R. Artur de Azevedo, 986 - Pinheiros
Telefone: (11) 3061-2349

Izakaya Bueno


Foto: Reprodução/Instagram @buenoizakaya | Foto: Reprodução/Instagram @buenoizakaya

Charmoso, o Bueno Izakaya segue uma linha mais comportada em comparação às características clássicas dos botecos japoneses. Situado na região dos Jardins, a casa permite que os clientes explorem bastante a culinária oriental, com pratos que mergulham na gastronomia chinesa, japonesa e coreana. Entre os pedidos tradicionais que saem da cozinha estão o 'Chiken Katsu', frango frito, e os deliciosos espetinhos variados.

Endereço: Alameda Santos, 835 - Cerqueira César
Telefone: (11) 2386-8035

Yorimchi Izakaya


Foto: Reprodução/Instagram @yorimichi_izakaya | Reprodução/Instagram @yorimichi_izakaya

Ao sentar no balcão do Yorimchi Izakaya, o público pode apreciar com maestria o trabalho dos cozinheiros na chapa. Dali saem os famosos espetinhos, que vão de barriga de porco ao tarê a frango com cebolinha e quiabo. O sucesso da casa não para por aí: do bar saem muitos drinks, saquês e boas opções de cerveja.

Endereço: R. Otávio Nébias, 203 - Paraís
Telefone: (11) 3052-0029

Izakaya Quito Quito


Foto: Reprodução/Instagram @quitoquito_izakaya | Reprodução/Instagram @quitoquito_izakaya

Não é difícil se deslumbrar com as combinações criadas pela chef Kaori Muranaka, japonesa que está a frente do Quito Quito Izakaya. O menu reúne pratos com carne, broto de feijão, sopa vietnamita e uma lista extensa de sashimis. Cervejas chegam para somar à experiência do boteco, que está sempre renovando seu cardápio com criações inéditas.

Endereço: Alameda Campinas, 1179 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3586-4730

Izakaya Minato


Foto: Reprodução/Instagram @minatoizakaya | Reprodução/Instagram @minatoizakaya

Pequenas porções quentes e frias se juntam ao saboroso sabor do tofu caseiro para tornar o Minato Izakaya um tempo gastronômico de primeira qualidade. O ambiente descolado do boteco é puro charme e é um dos pontos fortes que transformam a casa em um autêntico 'fervô' - isso porque seu espaço está sempre lotado. Por lá, não há espaço para a mesmice e o cardápio do izakaya sempre recebe novidades.

Endereço: R. dos Pinheiros, 1308 - Pinheiros
Telefone: (11) 2538-8883

Hira Ramen Izakaya


Foto: Reprodução/Instagram @hiraramenizakaya | Reprodução/Instagram @hiraramenizakaya

O lado B da gastronomia oriental ganha forças na cozinha do Hira Ramen! O izakaya trabalha com pratos diários, que se alteram, com o famoso ramen. Para o almoço, os clientes ainda podem escolher entre yakisoba, bowls e peixe grelhado. Não deixe passar batido o menu de drinks, que toma forma com sugestões clássicas e criações próprias da casa.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1240 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3031-3025

Izakaya Taka Daru


Foto: Reprodução/Instagram @izakayatakadaru | Reprodução/Instagram @izakayatakadaru

O confortável izakaya ocupa um belo espaço na região de Pinheiros. O ambiente rústico e ao mesmo tempo descolado do Taka Daru conquistou um amplo público, mas claro que sua gastronomia ainda é a melhor parte. Espetinhos, barriga de porco e bons saquês transportam os clientes para uma experiência imersiva da cultura oriental. O cardápio de cerveja não deixa a desejar: a casa conta com ótimas sugestões de marcas artesanais.

Endereço: R. Costa Carvalho, 234 - Pinheiros
Telefone: (11) 3034-0937


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Culinária oriental: 7 comidas diferentes para experimentar no bairro da Liberdade

Sorvete que imita neve, crepe em formato de cone, chá com bolhas recheadas de néctar de frutas e muito mais

13 receitas para preparar um jantar japonês em casa e economizar horrores com o rodízio

Para comer MUITO, gastando bem menos do que o preço de qualquer rodízio japonês!

9 lugares incríveis que você precisa conhecer no tradicional bairro da Liberdade

Vem curtir o melhor da gastronomia e da cultura oriental num dos bairros mais famosos de SP!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 23 Ago 2018.