Guia da Semana

Foto: Getty Images

Sushis, sashimis e nigiris são facilmente encontrados nas prateleiras de supermercados

Uma vertente adaptada do original obento (lê-se obentô) - ou apenas bento japonês - é o que se pode encontrar nas prateleiras de várias lojas especializadas em produtos orientais e também em supermercados de todo o país. Sushis, sashimis, nigiris e guiozas recheiam as bandejinhas -normalmente feitas de isopor- e são disponibilizadas ao consumidor por preços acessíveis.

Os japoneses costumam chamar essa versão da comida japonesas prêt-à-porter de obentos, por fazerem mensão a ideia de marmita, que seria a tradução da palavra. Um obento original contém arroz, peixe ou carne e legumes cozidos ou em conserva, como picles. São servidos em bandejas próprias, que possuem repartições. No Japão, os obentos também são facilmente encontrados em lojas de conveniência.

São Paulo

Um dos points mais famosos do bairro da Liberdade, em São Paulo, é o supermercado japonês Murakai, tradicional por ali há 11 anos. Além de produtos orientais industrializados, o lugar é muito procurado pelos apreciadores da culinária japonesa, que não sabem colocar seus dotes culinários à prova. Eles compram sushis, sashimis, uramakis, nigiris e yakisoba, entre outros pratos típicos.

São amplas as opções de sabores dos sushis, sendo possível achar nas versões de salmão, atum e califórnia. São em torno de dez fornecedores que entregam esses produtos todas as manhãs no supermercado e aproveitam para levar os que não foram consumidos no dia anterior. Tudo o que não foi vendido vai para o lixo, já que esses produtos são facilmente perecíveis.

No Murakai, a procura pelos obentos já não se restringe mais aos descendentes de japoneses e chega a ser divido em igualdade com os brasileiros. "Muitos compram obento por ser uma comida rápida e prática, outros porque não sabem fazer e também fazem encomendas para festas", explica a atendente Silvia Yamamoto.

Murakai
Endereço: Rua Galvão Bueno, 34, Liberdade, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3341-3350
Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 20h

Desde 1991, a Casa Bueno, na Liberdade oferece muitas variedades de produtos, que vão desde a panela especial para fazer arroz, passando pelo saquê, frutas e verduras frescas. Os itens são importados do Japão, da China, de Taiwan, Estados Unidos e Tailândia. A casa garante que possui os melhores preços da região.

Um dos carros-chefes da loja são obentos, com sushis, sashimis e yakisoba. Os sushis mais populares são feitos com pepino, kani, ovos e shoga. Os produtos estão sempre frescos e repostos diariamente. Um atrativo da casa é que eles entram em promoção a partir das 17h, para incentivar as vendas.

Casa Bueno
Endereço: Rua Galvão Bueno, 48, Liberdade, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3277-8901
Horário de funcionamento: Domingo a sábado, das 8h às 20h


Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

No Bentô, no Rio de Janeiro, você monta a sua combinação do seu jeito e no seu tempo

O Bentô é o endereço certo para quem gosta do estilo da comida japonesa pronta, mas com muito estilo, já que a casa serve somente esse tipo de prato. Você pode fazer combinados, escolhendo os tipos de comida e os sabores de sua preferência, entre as 35 opções. Além de comer de acordo com sua fome, já que há a opção de uma, duas ou quatro porções.

Para os mais apressados, há a escolha de obentos por números, em que as combinações são feitas previamente. Por exemplo, o número quatro é composto por quatro porções de comida: shitake, sushi mix, nigiri de salmão e kani e uma porção de bi-fun.

Bentô
Endereço: Rua Anibal de Mendonça, 55, Loja E, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2512-9995
Horário de funcionamento: Domingo à quarta, das 12h às 00h; quinta a sábado, das 12h às 00h30

Curitiba

A rede de supermercados Angeloni é originária de Santa Catarina, mas também possui lojas no Paraná. Pensando em atender todas as demandas de seus clientes, cada sede possui um sushiman, que além de preparar as bandejinhas de sushis e sashimis para viagem, ele também atende pedidos na hora.

O Angeloni oferece um serviço praticamente de restaurante, pois você pode personalizar o sushi de acordo com seu gosto e a disponibilidade de ingredientes. O sushiman do Angeloni da Água Verde, Antônio Silva, é representante da marca Mioshi, que também é de Santa Catarina, de onde é proveniente o material usado na fabricação da comida japonesa.

Ele afirma que as mais procuradas são uramaki nos sabores Philadelphia - com salmão e cream cheese- e Califórnia e toda a linha de nigiri, como de camarão, salmão e kani. Há opções de combinados que unem diferentes tipos das especialidades orientais.

Supermercado Angeloni
Endereço: Av. República Argentina, 900, Vila Izabel, Curitiba - PR
Fone: (41)3312-2300
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 13h e das 16h às 19h20

Foto: Getty Images

Obento é uma ótima opção de refeição para quem vive na correria, pois é leve e rápida

Salvador

No Nordeste, peixe fresco nunca falta. Como ele é o alimento-base da cozinha oriental, nada mais comum, atualmente, do que encontrar pessoas comendo com rachi pelas ruas de Salvador. A cozinha japonesa popularizou-se tanto entre os moradores locais que o Supermercado Bompreço passou a disponibilizar, há seis anos, o serviço de três sushimans. Alterando os turnos, o mercado nunca fica sem a assistência de um especialista nessa culinária para preparar na hora os pedidos do cliente.

Dentre as opções disponibilizadas no supermercado, há temaki, sushi e sashimi. Os recheios são variados e os mais pedidos são: salmão, peixe branco, salmão grelhado, polvo e o Califórnia. Cada obento acompanha dois saches de shoyu e um rachi.

No total são vendidos, em média, 12 bandejinhas grandes, 12 médias e 12 pequenas somente pela manhã. De acordo com Gilvã, responsável pelo supermercado, nos períodos da tarde e noite, as vendas ficam na mesma média da manhã. "Se for necessário, os sushimans repõem, na hora, as comidas", explica. O que não for vendido até o final do dia é descartado pelo supermercado.

Bompreço Supermercado
Endereço: Rua Comendador Bastos, s/n, Mares, Salvador - BA
Telefone: (71) 3312-5331?
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 7h30 às 21h e domingo das 8h às 14h

Campo Grande

A rede de supermercados Comper, tradicional na capital do Mato Grosso do Sul, investe há cinco anos na culinária japonesa a pronta entrega. São três pessoas responsáveis pela manipulação dos alimentos, entre elas, Claudinéia Benite, que há três anos ajuda a fazer os sushis e sashimis vendidos no estabelecimento.

Ela afirma que o sushi mais procurado é o Philadelphia, feito com cream cheese, salmão e gergelim. O Mokimono também é bem pedido e traz recheios únicos como pepino e kani. O Califórnia, que leva manga, pepino, kani e shoga é muito procurado por brasileiros. Aliás, não são os descendentes orientais os maiores consumidores dos obentos no Comper, a maioria expressiva é dos brasileiros.

São vendidos, em média, 60 bandejinhas com comida japonesa por dia. Além do kit tradicional de shoyu e rachi, o Comper oferece aos seus clientes uma porção de conserva de gengibre em cada obento que serve, feita por eles mesmos.

Hipermercado Comper
Endereço: Rua Ceará, 1553, Cachoeira, Campo Grande - MS
Telefone: (67) 2107-2608
Horário de funcionamento: Domingo a segunda, das 7h às 23h

Atualizado em 7 Ago 2012.